Acadêmicos de Direito da Fasec visitam as dependências do TJTO

[ad_1]

Nesta quinta-feira (04/5), alunos do curso de Direito da Faculdade Serra do Carmo (Fasec) exploraram os diversos espaços da sede do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), como parte do projeto “Por dentro do Palácio da Justiça”. Em um passeio teatral, guiado pelos atores Osmar  Casagrande e Wagner Bárbara, do Grupo Artpalco, representando, respectivamente, Theotônio Segurado e Feliciano Machado Braga, os visitantes conheceram as dependências e a rotina de servidores (as) e magistrados (as).

Do auditório ao pleno, os alunos acompanharam um pouco da história do estado do Tocantins e da evolução dos trabalhos do Tribunal de Justiça (TJTO). Coordenados pela professora de Prática Real e Simulada, Karine Mota, e pela professora de Constitucional ll, Lívia Helena Tonella, os acadêmicos puderam ver, na prática, tudo que foi ensinado em sala de aula.

Para Karine Mota, explorar esses espaços é muito importante para a formação de cada aluno. “É bastante relevante conhecer o Tribunal e as competências, porque é um lugar onde futuramente eles virão desenvolver seus trabalhos”.

Já a professora de Constitucional ll, aponta como a visita auxilia na atuação desses futuros profissionais. “Torná-los profissionais mais capacitados na hora da atuação, ter esse contato com os desembargadores e juízes, aprender a se portar, a questão da oratória e do respeito”.

A aluna Eliane Rodrigues de Carvalho se surpreendeu com o passeio e todo conhecimento adquirido, a estudante assume que achava que seria um passeio, em suas palavras, ‘comum’. “A priori achava que iria ser um passeio comum. Mas, depois de conhecer a história e fazer o percurso, mudou muita coisa. Parece que abriu algo dentro de mim, que deu a certeza do que  quero fazer. Até de fazer parte da galeria dos desembargadores, isso me fortaleceu. Estou fazendo a coisa certa”.

Os alunos ainda tiveram a sorte de acompanhar o final de uma sessão administrativa, que aconteceu no Tribunal do Pleno, recebendo os cumprimentos da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe.

Objetivo

O projeto “Por dentro do Palácio da Justiça” tem o objetivo de aproximar o cidadão do Judiciário e, ao mesmo tempo, mostrar para a sociedade que ela pode e deve utilizar os mecanismos da Justiça em seu benefício. Ao aproximar fisicamente as pessoas do Tribunal de Justiça, de forma lúdica, abre-se a oportunidade para apresentar também a história do Poder Judiciário do Tocantins e, principalmente, o funcionamento básico do sistema de Justiça.

 

Serviço

Agendamento de visitas para turmas de alunos, estudantes universitário e público em geral podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Cerimonial do Tribunal de Justiça do Tocantins.

 

 

[ad_2]

FONTE

Comentários estão fechados.