Acadêmicos de direito da UFT e da Unitins fazem visita ao Tribunal de Justiça do Tocantins


Nesta quinta-feira (21/9), alunos do curso de direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) tiveram a oportunidade de conhecer os diversos espaços da sede do Poder Judiciário. Em um passeio teatral, guiado pelo ator Osmar Casagrande, do Grupo Artpalco, representando Teotônio Segurado, os visitantes conheceram as dependências e a rotina de servidores (as) e magistrados (as). A visita faz parte do projeto “Por dentro do Palácio da Justiça”.

Do auditório ao pleno, os alunos acompanharam um pouco da história do estado tocantinense e da evolução dos trabalhos do Tribunal de Justiça. Coordenados pela professora de Prática Jurídica Penal e Laboratório IV Neide Aparecida Ribeiro, os acadêmicos puderam ver na prática tudo que foi ensinado em sala de aula.

A professora, que acompanhou duas turmas de instituições diferentes de ensino, explicou os objetivos da visita e comentou sobre a importância de conhecer o espaço do poder judiciário tocantinense.

O objetivo principal dos alunos conhecerem o tribunal é, primeiramente, entenderem como é que os procedimentos aqui funcionam e também a questão recursal. Então, assistirem a uma sessão do pleno ou assistirem às sessões das câmaras é extremamente importante porque, eles estão em uma fase mais avançada do curso, estão fazendo a disciplina de prática jurídica e por essa razão, aliar a teoria à prática dentro do ambiente maior que nós temos, que é o Tribunal Justiça de Estado Tocantins, é essencial para que eles tenham aí um aprimoramento do conhecimento.

A aluna Eduarda Machado Guedes da UFT avaliou a visita como uma quebra da visão ‘inacessível’ do Tribunal . “Ter contato com o Tribunal de Justiça e visitar as sessões, as câmaras e, principalmente, o pleno é essencial e quebra um pouco da visão que nós temos acerca do Tribunal de Justiça como se fosse algo inacessível, sendo que não é”.

Já a aluna Angel Aracelly Rodrigues, da Unitins, falou sobre a importância da aproximação com o judiciário. “Ás vezes a gente está na universidade e vendo ali tudo muito teórico, acaba sentindo um certo distanciamento com o funcionamento do judiciário. Mas estando aqui, tendo essa apresentação muito lúdica, tanto da história, a relação com a história, quanto com a própria formação dos desembargadores, dos presidentes, a gente acaba se aproximando mais e entendendo mais o ambiente onde estamos ingressando, tanto como advogados ou futuros membros de outros órgãos”.

Os alunos ainda acompanharam uma sessão administrativa, que aconteceu no Tribunal do Pleno, recebendo os cumprimentos da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe.

Objetivo do projeto

O projeto “Por dentro do Palácio da Justiça” tem o objetivo de aproximar o cidadão do Judiciário e, ao mesmo tempo, mostrar para a sociedade que ela pode e deve utilizar os mecanismos da Justiça em seu benefício. Ao aproximar fisicamente as pessoas do Tribunal de Justiça, de forma lúdica, abre-se a oportunidade para apresentar também a história do Poder Judiciário do Tocantins e, principalmente, o funcionamento básico do sistema de Justiça.

Serviço

Agendamento de visitas para turmas de alunos, estudantes universitários e público em geral podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Cerimonial do Tribunal de Justiça do Tocantins.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp