Ação AbsorVendo arrecada cerca de 500 pacotes de absorventes a serem distribuídos para estudantes de escolas públicas de Guaraí e Tabocão


Realizada pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio da Coordenação de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges), a ação conseguiu arrecadar cerca de 500 pacotes de absorventes para serem entregues para alunas de instituições públicas das cidades de Guaraí e Tabocão durante o Prêmio EducaJus que acontece na próxima segunda-feira (7/8), no Fórum de Guaraí, das 9 às 18h.

Em um país com mais de quatro milhões de pessoas sem acesso a itens mínimos de cuidados menstruais em escolas, como foi constatado por um estudo pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), em 2022, a iniciativa surge com uma necessidade de proporcionar dignidade menstrual e ensino de qualidade para alunas do sistema público de ensino. 

O coordenador de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), João Ornato Benigno Brito, quem idealizou o projeto, explica sobre o projeto e traz uma perspectiva para o futuro.

Verificamos que entre os mais vulneráveis, uma grande parcela de adolescentes, meninas em idade de menarca (primeira menstruação da mulher e uma das últimas fases da puberdade), veem carecendo de material de higiene, como absorventes, gerando faltas em aulas regulares, nestes dias, prejudicando a vida escolar. Diante desta situação, e da negligência do poder público, estamos desenvolvendo uma campanha de doações desse material de higiene. Essa campanha é o primeiro passo para a implantação de um projeto de forma permanente



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp