Agência de Metrologia verifica quatro novos radares nas vias de trânsito em Palmas 

Os radares são equipamentos que orientam aos motoristas sobre velocidades máximas permitidas nas vias, conforme estudos de engenharia de trânsito que visam reduzir acidentes.

Em Palmas, quatro novos radares eletrônicos foram instalados e, atendendo ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nº 544/2014, referente à obrigatoriedade de verificação de radares de velocidade em novos instrumentos; a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado no Tocantins, realiza as operações Verificação Inicial nos equipamentos de medição de velocidade.

De acordo com a presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira, “o radar, enquanto instrumento metrológico é, também, um importante item de segurança para os motoristas. Ele mantém o alerta sobre a velocidade, e considera todos os ricos que a via pode ofertar a motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas”, destaca a gestora.

Novos instrumentos recém-instalados passarão por ensaios metrológicos

A ação acontece nesta segunda e terça-feira, 16 e 17 de janeiro, com a Verificação Inicial de quatro equipamentos (radar misto). De acordo com os técnicos de instrumentos da Agência de Metrologia, os novos instrumentos medidores de Palmas permitem a velocidade máxima de 60 Km nas vias públicas.

O objetivo da ação é atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores em conformidade com a velocidade permitida nas vias, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado pelo Inmetro.

Para fazer essa primeira vistoria dos radares, um veículo oficial da AEM passa pelo medidor de velocidade, em média dez vezes em cada radar, com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.

Para o funcionamento, os instrumentos medidores de velocidade devem ter seu modelo aprovado pelo Inmetro, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos na resolução do Contran.

Novos radares – Verificação Inicial e Isolamento do Trânsito

É importante que os motoristas estejam atentos ao isolamento do trânsito durante a Verificação Inicial dos radares, que dura em média uma hora e vinte minutos.

Segunda-feira, 16 de Janeiro:

08h30 – Av. LO 2 c/ Av. Teotônio Segurado (Praça dos Girassóis)

10h00 – Av. LO 4 c/ Av. Teotônio Segurado (Ministério Publico TO)

Terça-feira, 17 de Janeiro:

08h30 – Av. NS – 05, QUADRA 305 (próximo à entrada da quadra)

10h00 – Av. NS – 05, QUADRA 307 (próximo à entrada da quadra)

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp