Agentes de proteção e defesa civil participam de curso de salvamento aquático em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas


Agentes de proteção e defesa civil participam de curso de salvamento aquático em Palmas

Capacitação objetiva fortalecer a preparação das equipes para ocorrências em ambientes aquáticos

A Defesa Civil Municipal de Palmas iniciou, nesta quarta-feira, 3, o curso básico de salvamento aquático, destinado à capacitação de 26 agentes  de proteção e defesa civil para atuar em situações de risco nos ambientes aquáticos. A formação é ministrada pelo bombeiro civil Rafael Lima de Resende, instrutor especializado na área.

As aulas teóricas estão sendo realizadas no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, no segundo andar do prédio da Prefeitura de Palmas, na Avenida JK. O objetivo é fortalecer a preparação das equipes para ocorrências relacionadas a enxurradas, enchentes, alagamentos e outros cenários que exigem resposta rápida e técnica apurada.

Para o superintendente da Defesa Civil de Palmas, Pedro Ângelo Senna Abreu, a capacitação representa um avanço na segurança e na eficiência das operações. “A qualificação aumenta a segurança dos próprios agentes, melhora a capacidade de análise de risco, padroniza procedimentos de autoproteção e amplia a habilidade de orientar e proteger a população durante desastres. Com isso, nossas equipes atuam com mais técnica, precisão e confiança, reduzindo riscos e respondendo de forma mais eficiente às ocorrências”, destacou.

O conteúdo aborda desde a função primordial do guarda-vidas, a  prevenção,  até técnicas de identificação de um potencial afogamento, procedimentos de resgate e primeiros socorros após a retirada da vítima da água.

A etapa prática do curso ocorrerá no domingo, 7, das 8 às 15 horas, na piscina da Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice de Melo, no Jardim Aureny III. Já na quinta-feira, 11, os agentes participam de treinamento em ambiente real, das 8 às 18 horas, na Praia do Caju.

Texto: Marcio Greick

Edição: Denis Rocha

.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp