Alunos da Educação Infantil de Palmas apresentam projetos de iniciação científica à comunidade escolar | Prefeitura Municipal de Palmas


Alunos da Educação Infantil de Palmas apresentam projetos de iniciação científica à comunidade escolar

Mostras ocorreram de forma simultânea em 35 Cmeis da Capital e reuniram pais, familiares e a comunidade

A manhã deste sábado, 27, foi reservada para as apresentações das pesquisas produzidas pelas crianças da educação infantil da rede municipal de Palmas dentro do Projeto Berço de Talentos 2025. As exposições cheias de curiosidade e criatividade aconteceram de forma simultânea nos 35 Centros Municipal de Educação Infantil (Cmeis) da Capital.

Os pequenos estudantes demonstraram para a comunidade escolar as atividades de iniciação científica desenvolvidas ao longo do semestre, em um evento aberto à visitação. A mostra reuniu experiências e experimentos simples que estimularam a investigação, a observação e o encantamento pelo conhecimento científico desde os primeiros anos escolares.

Para a diretora do Cmei Sonho Encantado, situado na Arse 111 (1104 Sul), Juliene Fernandes, a programação na unidade educacional é mais uma iniciativa para aproximar as crianças do universo da ciência de forma lúdica, incentivando habilidades como o trabalho em grupo, a autonomia e a comunicação.

“Os projetos do Berço de Talentos 2025 estão bem de acordo com os interesses das crianças. Todos os temas são voltados para a vivência que a criança tem no dia a dia. Então, a partir disso, as professoras tiveram um olhar atento aos interesses delas e elaboraram um projeto de acordo com o que elas tinham curiosidade”, citou a gestora.

Boa parte das pesquisas surgiu a partir de perguntas e curiosidades do cotidiano levantadas pelas próprias crianças, que foram transformadas em experiências e experimentos simples. A proposta das turminhas do maternal 1, 2 e 3 do Cmei Romilda Budke Guarda, localizado na Arse 102 (1006 Sul), por exemplo, foi investigar o papel das abelhas na polinização e produção de mel, após terem observado uma “casinha de abelhas” nas proximidades do Cmei. As educadoras que conduziram o trabalho com as crianças contaram que a proposta era estudar sobre os insetos e, devido à curiosidade dos pequenos, optaram por aprofundar o estudo das abelhas e a sua função no meio ambiente. “Juntos e com o apoio de um apicultor voluntário, conseguimos promover o aprendizado sobre a vida das abelhas, mostrando de forma prática a sua importância na polinização e demonstrando a necessidade de proteção desses insetos, estimulando a responsabilidade ambiental desde a infância”, descreve a educadora Thalyne Azevedo.

Pais, familiares e visitantes puderam conferir de perto as descobertas dos alunos, que compartilharam de forma clara os aprendizados em áreas como natureza, sustentabilidade, tecnologia e descobertas do dia a dia. O servidor público Henryque Cerqueira, pai da pequena Maria Laura Goes Cerqueira, 5 anos, acompanhou de pertinho a filha durante a exposição. “É gratificante ver o desenvolvimento dos nossos filhos. Aqui ela já me mostrou a mesinha dela, tudo que eles trabalharam, as atividades e o trabalho com cacau. Achei bastante interessante ver o desenvolvimento e a autonomia de todos eles durante a mostra”, avaliou.

Texto: Milena Botelho
Fotos: Milena Botelho
Edição: Fernanda Sousa

As exposições cheias de curiosidade e criatividade aconteceram de forma simultânea nos 35 Cmeis da Capital
Boa parte das pesquisas surgiram a partir de perguntas e curiosidades do cotidiano levantadas pelas próprias crianças
A  proposta das turminhas do maternal do Cmei Romilda Budke Guarda, foi investigar o papel das abelhas na polinização e produção de mel
Todos os temas do Berço de Talentos são voltados para a vivência que a criança tem no dia a dia
Boa parte das pesquisas surgiram a partir de perguntas e curiosidades do cotidiano levantadas pelas próprias crianças



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp