Alunos da ETI Eurídice de Mello são destaque nas Paralimpíadas Escolares 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas
Alunos da ETI Eurídice de Mello são destaque nas Paralimpíadas Escolares 2025
Dois atletas que representaram a rede municipal de ensino da Capital voltaram com medalhas de prata e bronze no atletismo
Os alunos Erik da Silva Vasconcelos Luz e Davi Asaf da Mata Cavalcante da Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice de Mello, situada no Jardim Aureny III, região Sul de Palmas, foram destaques na Paralimpíadas Escolares 2025, que aconteceram de 18 a 21 de novembro, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). Os dois atletas que foram representar a rede municipal de ensino da Capital voltaram para casa com várias medalhas, dentre elas prata e bronze na modalidade atletismo masculino.
Davi Asaf, que disputou na categoria de 11 a 13 anos, recebeu medalhas pelo 2º lugar no salto em distância, 2º lugar lançamento da pelota e 3º lugar 60 metros rasos. Já Erik da Silva competiu na categoria de 14 a 15 anos e obteve em 2º lugar no arremesso de peso e 3º lugar no salto em distância.
Davi e Erik se juntaram aos demais estudantes do Tocantins que encerraram a primeira etapa das Paralimpíadas com atuação de destaque. Os atletas do estado conquistaram 62 medalhas, somando três recordes nacionais. Foram 23 medalhas de ouro, 23 de prata e 16 de bronze. De acordo com os professores que acompanharam os alunos as competições, os 22 paratletas que representam o Tocantins têm idades entre 11 e 17 anos e mostraram muita garra na maior competição mundial voltada para pessoas com deficiência em idade escolar.
Recordes nacionais
Os três recordes nacionais ilustram o talento e a dedicação dos atletas tocantinenses. Diego Ribeiro Costa, do Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa (Dianópolis), estabeleceu novo recorde nos 400 metros (T44 – Sub18) com a marca de 00:57.37. No arremesso de peso, Edivan Sousa Pinheiro, da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros (Palmas), conquistou a marca de 6,64 metros na categoria F35 – Sub14, enquanto João Pedro Gomes Cavalcante, do Colégio Militar Santa Terezinha (Miracema), registrou 8,19 metros na F14 – Sub18.Próximas competições
O primeiro bloco de disputas foi concluído, e agora a delegação do Tocantins se mantém integrada para disputar novas medalhas e ampliar os resultados. Os atletas de natação, parabadminton, tênis de mesa e bocha chegam a São Paulo a partir desta segunda-feira, 24, para as competições do segundo bloco, que acontecem de quarta-feira, 26, a sexta-feira, 28.
Texto: Milena Botelho
Edição: Juliana Matos
Edição: Secom





Comentários estão fechados.