Categories: Política

Aprovada indicação de João Genésio à embaixada em Botsuana — Senado Notícias


Por 39 votos favoráveis e dois contrários, o Plenário aprovou nesta terça-feira (4) a indicação do diplomata João Genésio de Almeida Filho para a chefia da embaixada brasileira em Botsuana. A aprovação do indicado, com relatório da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), será comunicada à Presidência da República (MSF 37/2023).

Botsuana é o segundo maior produtor mundial de diamantes, atrás só da Rússia. A descoberta de jazidas da pedra preciosa e a estabilidade política possibilitaram a Botsuana deixar de ser um dos países mais pobres do mundo para o ser dos mais prósperos do continente africano.

Em sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), em junho,  o diplomata João Genésio destacou o crescimento sustentável que a nação africana tem apresentado, com seu produto interno bruto (PIB) crescendo 6,5% em 2022, com aumento estimado em 4,3% para 2023. Visando o incremento das trocas bilaterais, o novo embaixador brasileiro pretende negociar a venda de aviões KC-390 e Super Tucano às forças de defesa botsuanesas. Na CRE, o relatório da indicação foi feito pelo senador Fernando Dueire (MDB-PE) e apresentado pela senadora Dorinha.

Nascido em 1963, na cidade de São Paulo, João Genésio é bacharel em Direito pela Universidade Católica de São Paulo (1985) e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1986). Em relação à carreira no Itamaraty, tornou-se terceiro-secretário em 1991; segundo-secretário em 1996; primeiro-secretário em 2003; conselheiro em 2007; ministro de segunda classe em 2010; e ministro de primeira classe em 2018. As promoções sempre ocorreram por merecimento, segundo o relatório de Dueire.

João Genésio foi designado para diversas funções ao longo da carreira, com destaque para primeiro-secretário e conselheiro na Embaixada em Pretória, capital da África do Sul (2004/08); titular da Coordenação do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (2008/10); chefe da Divisão do Agrupamento BRICS (2010/11); ministro-conselheiro na Delegação Permanente em Genebra (2011/13); cônsul-geral adjunto no Consulado Geral em Genebra (2013/17); diretor do Departamento de Energia (2017/19); e representante permanente alterno na Missão junto às Nações Unidas, em Nova York (EUA), desde 2019.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas abre inscrições a entidades aptas ao recebimento de alimentos para doação a populações vulneráveis | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas abre inscrições a entidades aptas ao recebimento de alimentos para doação a…

10 horas ago

Papai Noel dos Correios: magia natalina chega ao Taquari com entrega de 600 presentes no Cmei Fontes do Saber | Prefeitura Municipal de Palmas

Papai Noel dos Correios: magia natalina chega ao Taquari com entrega de 600 presentes no…

11 horas ago

Geap Day concentra serviços de saúde em programação com centenas de participantes | Prefeitura Municipal de Palmas

Geap Day concentra serviços de saúde em programação com centenas de participantes Evento teve como…

11 horas ago

Prefeitura reabre o Cine Cultura com presença de ator do aclamado filme nacional ‘O agente secreto’ | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura reabre o Cine Cultura com presença de ator do aclamado filme nacional ‘O agente…

12 horas ago

População e Poder Público discutem importância da criação do Distrito de Taquaruçu Grande – Câmara de Palmas

Questões relativas à criação do Distrito de Taquaruçu Grande foram amplamente debatidas na tarde desta…

12 horas ago

Mutirão de castração da Prefeitura de Palmas passa a atender na Arno 42 | Prefeitura Municipal de Palmas

Mutirão de castração da Prefeitura de Palmas passa a atender na Arno 42 Atendimentos seguem…

12 horas ago