Autenticação em múltiplo fator passa a ser obrigatório nos sistemas administrativos do TJTO a partir desta quarta-feira (05/11)


A partir desta quarta-feira (5/11), os sistemas que utilizam o controle de acesso único do Tribunal de Justiça do Tocantins (IDP-TJTO), só poderão ser acessados se  Múltiplo Fator de Autenticação (MFA) estiver ativado. A medida alcança todos os usuários dos sistemas GISE, SEI, VPN e IDP.

O MFA é uma camada extra de segurança que protege o acesso às plataformas do TJTO e garante maior confiabilidade na identificação dos usuários. Conforme alerta a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTINF), quem não ativar o múltiplo fator até a data-limite poderá ter o acesso bloqueado aos sistemas. 

O novo modelo de autenticação atende aos requisitos da Portaria Presidência nº 140/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a adoção do MFA em sistemas administrativos sensíveis de todo o país. 

No Tocantins, a implementação será realizada em duas etapas. sendo que a primeira – já a partir do dia 05/11 – abrange os sistemas GISE, SEI, VPN e IDP. Já o sistema e-Gesp será alcançado na segunda etapa, prevista para dezembro. 

Como ativar o Múltiplo Fator de Autenticação (MFA) no IDP/TJTO:

  1. Acesse sua conta em idp.tjto.jus.br;
  2. No menu esquerdo, acesse Conta / Autenticação / Aplicativo de Dois Fatores;
  3. Leia a explicação e clique no botão [Ativar];
  4. Entre novamente com usuário e senha para confirmação;
  5. Siga os passos informados na tela e clique em Ativar.

Clique aqui para acessar o tutorial completo com imagens.

Em caso de dúvidas ou dificuldades, os usuários podem acionar a Central de Serviços pelo site https://servicedesk.tjto.jus.br/assystnet ou pelo telefone 0800 721 8044 para suporte na configuração.

 

 



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp