» Boas práticas do Controle Externo são destacadas no III Congresso Internacional dos TCs

[ad_1]

Boas práticas do Controle Externo são destacadas no III Congresso Internacional dos TCs

5 Visualizações

Publicado: 29 de novembro de 2023 – Última Alteração: 29 de novembro de 2023

Evento dos Tribunais de Contas acontece em Fortaleza e conta com a participação de membros e servidores do TCE/TO

Inovação, tecnologia, gestão, educação, governança, engajamento, entre outros temas relevantes para os Tribunais de Contas brasileiros estiveram em destaque no primeiro dia do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), nesta terça-feira, 28 de novembro. Membros e servidores do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) participam das discussões e da programação que contará com atividades até o dia 1º de dezembro.

A convenção, sediada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE), representa a realização de três reuniões simultâneas: XIV Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas); XIII Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil; e o VIII Encontro Técnico de Jurisprudência e Processos nos Tribunais de Contas (JurisTCs).

A palestra magna Os Encontros com o Futuro teve como tema central “Inteligência artificial e os Tribunais de Contas”. O tópico foi reforçado pelos representantes das entidades que estiveram presentes na abertura das atividades. “Dia histórico para o controle externo brasileiro”, foi como o presidente da Atricon, Cezar Miola, definiu o início da conferência. “A presença de todos e termos o auditório lotado nos comprova o quanto entidades cuidam da institucionalidade. O aprimoramento da atuação do controle externo é nosso principal objetivo”, ressaltou Miola.

Em sua fala, o presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes, reforçou que “as  instituições precisam estar atentas ao espírito do tempo e que a inteligência artificial veio para aprimorar as ações e, com ela, as pessoas continuam no centro de tudo”, afirmou. “Aqui, vamos compartilhar as boas práticas dos que fazem as Cortes de Contas brasileiras”, assegurou o presidente do TCE-CE, conselheiro Valdomiro Távora, desejando as boas-vindas.

O professor Vasco Furtado, que é coordenador do Laboratório de Ciências dos Dados e Inteligência Artificial da Universidade de Fortaleza e já escreveu mais de 150 artigos científicos em computação com ênfase em Inteligência Artificial, discorreu sobre o tema central dos Encontros.

Participações

O conselheiro Manoel Pires dos Santos, titular da Primeira Relatoria do TCE/TO e presidente do Comitê Técnico de Jurisprudência, Súmula e Processo do IRB, falou na abertura do Encontro Técnico de Jurisprudência. A assessora Khênia  Rubia Franco Nunes participou da apresentação de um painel sobre o tema. Já a coordenadora de Assessorias Especiais da Corte, Lígia Cássia Braga, apresentou dados sobre o trabalho realizado pelo TCE/TO na área da Primeira Infância.

Os conselheiros José Wagner Praxedes e Severiano Costandrade, titulares da Terceira e Quarta relatorias, respectivamente, e os demais servidores da Corte, participação de reuniões e debates realizados durante toda a programação.  

O Congresso

O III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC) ocorre entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Serão quatro dias de programação, 57 atividades, 102 palestrantes e 1,5 mil inscritos.

Acompanhe a cobertura completa e apresentações dos painelistas no site da Atricon. As fotos estarão disponíveis no Flickr. A programação pode ser acessada diretamente no site do Congresso e contará com palestras, encontros técnicos, reuniões e outras atividades, como oficinas e capacitação.

O evento é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), com o patrocínio do Sebrae e da Água Mineral Natural Indaiá.

O apoio é da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Dragão do Mar, das Secretarias da Cultura e do Turismo do Estado do Ceará e do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).

Com informações e fotos da Atricon.

[ad_2]

FONTE

Comentários estão fechados.