Brasileiros em Gaza são hospedados ao lado da fronteira com o Egito para facilitar repatriação
Ao todo, são 28 pessoas esperam a abertura da fronteira com o Egito para embarcar na aeronave da Presidência da República, destacada para resgatar o grupo
Um grupo de 16 brasileiros, que estavam em meio ao conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas, na Faixa de Gaza, foram hospedados pelo Governo Federal em uma casa “provisória simples, aberta, e com um mínimo de conforto e segurança”, como informa o comunicado das autoridades brasileiras que comandam a repatriação. O grupo estava abrigado na escola católica Rosary Sisters, no norte de Gaza, e conseguiu neste sábado , 14, sair de lá em um ônibus fretado pelo governo. Eles seguiram por uma rota de cerca de 25km até Khan Yunis, ao sul da região. Na chegada, eles se juntaram a outro grupo de 12 brasileiros que têm interesse na repatriação. Ao todo, são 28 pessoas, com 14 crianças, oito mulheres e seis homens adultos, que esperam resgate. Assim que eles cruzarem a fronteira de Gaza e ficar definida a logística final de retorno, a aeronave da Presidência da República, destacada para resgatar o grupo, sairá de Roma, na Itália, para o aeroporto designado no Egito. A aeronave é um VC-2 da Embraer com 40 lugares.
“Para garantir uma noite mais tranquila, o governo brasileiro alugou uma pequena casa já em Rafah, a uma caminhada de distância do posto de fronteira com o Egito, para os 16 que estavam na escola. Uma estrutura simples, mas digna e com espaço para todos descansarem até o momento de seguirem a logística de retorno”, informou o Palácio do Planalto. Durante todo o sábado, o Governo Federal seguiu em articulações com autoridades palestinas, do Egito e de Israel para viabilizar o cruzamento em segurança da fronteira do território palestino com o Egito em Rafah. Até o momento, a Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, já permitiu o retorno de 916 brasileiros e 24 animais de estimação em cinco voos da Força Aérea Brasileira que saíram de Tel Aviv, em Israel.
Comentários estão fechados.