Cartórios de protesto apresentam demandas à presidente do TJTO em visita institucional


A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, acompanhada dos juízes auxiliares da Presidência, recebeu nesta quarta-feira (9/4), representantes dos cartórios de protesto do Estado. O encontro teve como objetivo reforçar a parceria e discutir demandas voltadas ao extrajudicial.

“Essa reunião é importante para conhecermos as demandas e as dificuldades que os cartórios encontram no trabalho do dia a dia que desenvolvem para melhorar o atendimento ao público”, afirmou a presidente Maysa.

Foram abordadas questões como a modernização dos processos de comunicação dos atos processuais. “Atualmente, a comunicação ainda é feita fisicamente, necessitamos que isso seja realizado de forma eletrônica para aumentar a eficiência administrativa”, pontuou Buenã Porto Salgado, tabelião de protesto de Porto Nacional e representante do Instituto de Títulos e Documentos do Tocantins.

Os representantes dos cartórios de protesto apresentaram um pedido de revisão dos valores estabelecidos pela Resolução nº 21/2021 e pela Instrução Normativa nº 8/2023 do TJ.

 Foi abordada ainda a necessidade de destinação de vagas para tabeliães(ãs) de protesto nos programas de mestrado e doutorado em Direito oferecidos pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).

“Acreditamos que, com o apoio do Tribunal e da Corregedoria, podemos avançar na recuperação de emolumentos e na melhoria da eficiência dos cartórios de protesto”, afirmou Geraldo Henrique Moromizato, tabelião de protesto de Palmas e representante da associação que representa os cartórios de protesto no Tocantins.

 



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp