Centro de Saúde do TJTO realiza atendimentos de práticas integrativas e complementares em comarcas do Estado


Com o objetivo de promover e estender a assistência e educação permanente em bem-estar físico, mental e emocional dos (as) servidores (as) e magistrados (as) do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) para as demais comarcas do Estado, o Centro de Saúde (Cesau) conta com o Programa de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) com atendimentos voltados para o autocuidado e o fortalecimento da qualidade de vida no trabalho, visando prevenir doenças ocupacionais e dar apoio para diminuição das doenças e transtornos que podem afetar a saúde mental e emocional.

As PICs nas comarcas promovem palestras sobre as práticas integrativas e complementares, ressaltando a importância do comprometimento e adesão com a própria qualidade de vida, além da realização de workshop de auto reflexologia podal, Reiki dentro da proposta do projeto Espelho Meu e exercícios oculares. 

Os atendimentos são realizados por fisioterapeutas que vão ao encontro das queixas relacionadas a dores físicas e psicossomáticas. As intervenções são realizadas por meio das técnicas de: aromaterapia com a técnica “AromaTouch” (massagem com óleos essenciais); meditação guiada com exercícios de Mindfulness; auriculoterapia voltada para questões emocionais e físicas; cromoterapia e acupuntura na inteligência emocional; reflexologia podal no tratamento de ansiedade e estresse de forma individual; além de atividades em grupo.

Próximas ações

Entre os dias 19 a 23 de fevereiro as comarcas de Arapoema, Colinas do Tocantins, Guaraí, Araguacema e Miranorte estão sendo contempladas com a visita das  fisioterapeutas  Sandra Carvalho, Hájussa Garcia e Hozana Lemos que fazem parte da equipe do Centro de Saúde e executam as ações da quarta edição do programa PICS nas Comarcas. A quinta edição está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2024 nas comarcas de Pedro Afonso, Itacajá, Goiatins, Filadélfia e Tocantinópolis.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp