Centro Municipal de Educação Infantil Mateus Henrique promove oficina de modelagem em argila para crianças | Prefeitura Municipal de Palmas


Centro Municipal de Educação Infantil Mateus Henrique promove oficina de modelagem em argila para crianças

Manuseio livre do barro propicia a expressão de sentimentos, ideias e vivências, além de estimular habilidades importantes para o desenvolvimento

Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mateus Henrique, localizado na quadra Arso 112 (1105 Sul), em Palmas, participam nesta terça-feira, 23, de uma série de atividades práticas e lúdicas com o uso da argila. O projeto investigativo ‘Mãos no Barro: Arte, Natureza e Emoção’ busca estimular os sentidos e a experimentação livre por meio do manuseio deste recurso natural, propiciando às crianças expressar seus sentimentos, ideias e vivências, além da formação de habilidades importantes para seu desenvolvimento.

A iniciativa do projeto partiu do interesse espontâneo das crianças pelas brincadeiras com terra e areia nos espaços externos do Cmei. A ideia de apresentar a argila aos pequenos considera que ações lúdicas podem despertar sentimentos de pertencimento e cuidado com a vida cotidiana, principalmente para com a natureza.

As atividades estimulam uma relação sustentável com o meio ambiente e desenvolvem habilidades como pensamento crítico e solução de problemas. A oficina foi ministrada pelo artesão ceramista Wanderley Batista, do ponto de cultura Pote de Ouro, localizado em Taquaruçu.

O projeto busca desenvolver a coordenação motora fina, a criatividade e a imaginação por meio da modelagem. Além disso, promove o trabalho em equipe, a socialização, a apreciação artística e a valorização do trabalho manual, introduzindo noções básicas de volume, textura e forma.

Para a diretora do Cmei, Maria Araújo, cada toque no barro é um gesto voltado ao aprendizado com as mãos e uma oportunidade para viver a infância em sua forma mais pura e significativa. É também um convite para que adultos e a comunidade escolar possam reencantar seu olhar sobre a infância. “Me encho de orgulho e encanto ao ver as professoras do Maternal II conduzindo estas oficinas com barro, que nos convidam ao encantamento, à plenitude e à essência da infância”, ressalta.

Texto: Rogerio Franco
Edição: Fernanda Sousa

Artesão do ponto de cultura Pote de Ouro ministrou as atividades



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp