Cerimônia de posse tem poesia em homenagem às “cinco mulheres” que agora comandam a Mesa Diretora do TJTO após cinco décadas
O dia hoje é especial e aqui representando a Asmeto, sinto-me privilegiada pela oportunidade e agradeço o espaço de fala, eis que a ocasião merece todas as honrarias possíveis”, ressaltou a juíza Odete Almeida e presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto) durante a posse da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) sob o comando de mulheres, nesta quarta-feira 1º/2, no Sala de Sessões do Tribunal Pleno.
Durante sua fala, a juíza destacou os feitos do agora ex-presidente, desembargador João Rigo Guimarães, “com a sua marca de excelência ao longo desta preciosa gestão que ora se finda. Todas as palavras e os muitos adjetivos são poucos para expressarem o quanto Vossa Excelência representa para todos nós! Assim, em nome da Asmeto: muito obrigada, Desembargador João Rigo”.
Ao ressaltar também o trabalho de juízes, diretores e servidores e parabenizar a equipe da Corregedoria-Geral de Justiça, “até então capitaneada pela Desembargadora Etelvina Maria Sampaio, bem como os juízes auxiliares Roniclay Alves de Morais e Rosa Maria Gazire”, e também os juízes auxiliares Océlio Nobre e Manuel de Faria Reis Neto, além dos outros desembargadores eleitos, a juíza afirmou: “ouso dizer respeitosamente, senhores desembargadores, que o momento hoje é delas! Delas, senhoras desembargadoras, que comandarão o Poder Judiciário do Estado do Tocantins pela primeira vez em mais de três décadas de existência. Mulheres fortes, aguerridas e determinadas que reverberam um novo pulsar, eleitas que foram de maneira unânime por esta Egrégia Corte de Justiça”!
Na sequência, a presidente Odete Almeida enalteceu o trabalho das magistradas que agora comandam a mesa diretora do TJTO depois de 30 anos de espera, com a poesia das “cinco mulheres”, que segue abaixo.
São cinco pilares. Cinco pilares são.
Corpo, mente, espírito, alma e emoção.
Meio a tudo, o coração e também, certamente a oração.
Tal como a terra, a água corrente, o fogo, o ar e o mar.
Igualmente cinco pilares, tudo a se pensar.
Terá o homem esta compreensão?
Feliz quem pensa entender este universo,
tão cantado pelas mulheres em prosa e verso!
Feliz quem tenta o equilíbrio encontrar!
Feliz quem ainda busca este ingresso!
Será o espírito alma?
Quem saberá?
O certo é que tudo passará.
Mas, o que realmente ficará?
Ficará a retidão que plantares.
A justiça que nesta casa buscares.
O aprendizado constante, sem rompante.
A finesse da delicadeza, com certeza!
“Bom dia! Obrigado!”
Corpo e mente sãos.
Que o trabalho intenso nos seja leve!
Uma busca que não é em vão.
Que o espírito de justiça sempre nos eleve!
Parabéns aos nossos queridos Desembargadores e que Deus abençoe esta união de esforços femininos, inédita e reluzente no Poder Judiciário tocantinense!”
Muito obrigada!
Odete Almeida
Presidente da Asmeto
Comentários estão fechados.