Cerimônia de posse tem poesia em homenagem às “cinco mulheres” que agora comandam a Mesa Diretora do TJTO após cinco décadas


O dia hoje é especial e aqui representando a Asmeto, sinto-me privilegiada pela oportunidade e agradeço o espaço de fala, eis que a ocasião merece todas as honrarias possíveis”, ressaltou a juíza Odete Almeida e presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto) durante a posse da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) sob o comando de mulheres, nesta quarta-feira 1º/2, no Sala de Sessões do Tribunal Pleno.
Durante sua fala, a juíza destacou os feitos do agora ex-presidente, desembargador João Rigo Guimarães, “com a sua marca de excelência ao longo desta preciosa gestão que ora se finda. Todas as palavras e os muitos adjetivos são poucos para expressarem o quanto Vossa Excelência representa para todos nós! Assim, em nome da Asmeto: muito obrigada, Desembargador João Rigo”.

Ao ressaltar também o trabalho de juízes, diretores e servidores e parabenizar a equipe da Corregedoria-Geral de Justiça, “até então capitaneada pela Desembargadora Etelvina Maria Sampaio, bem como os juízes auxiliares Roniclay Alves de Morais e Rosa Maria Gazire”, e também os juízes auxiliares Océlio Nobre e Manuel de Faria Reis Neto, além dos outros desembargadores eleitos, a juíza afirmou: “ouso dizer respeitosamente, senhores desembargadores, que o momento hoje é delas! Delas, senhoras desembargadoras, que comandarão o Poder Judiciário do Estado do Tocantins pela primeira vez em mais de três décadas de existência. Mulheres fortes, aguerridas e determinadas que reverberam um novo pulsar, eleitas que foram de maneira unânime por esta Egrégia Corte de Justiça”!
Na sequência, a presidente Odete Almeida enalteceu o trabalho das magistradas que agora comandam a mesa diretora do TJTO depois de 30 anos de espera, com a poesia das “cinco mulheres”, que segue abaixo.

São cinco pilares. Cinco pilares são.
Corpo, mente, espírito, alma e emoção.
Meio a tudo, o coração e também, certamente a oração.
Tal como a terra, a água corrente, o fogo, o ar e o mar.
Igualmente cinco pilares, tudo a se pensar.

Terá o homem esta compreensão? 
Feliz quem pensa entender este universo,
tão cantado pelas mulheres em prosa e verso!
Feliz quem tenta o equilíbrio encontrar!
Feliz quem ainda busca este ingresso!

Será o espírito alma? 
Quem saberá? 
O certo é que tudo passará. 
Mas, o que realmente ficará?

Ficará a retidão que plantares. 
A justiça que nesta casa buscares.
O aprendizado constante, sem rompante. 
A finesse da delicadeza, com certeza! 
“Bom dia! Obrigado!” 

Corpo e mente sãos.
Que o trabalho intenso nos seja leve!
Uma busca que não é em vão. 
Que o espírito de justiça sempre nos eleve!

Parabéns aos nossos queridos Desembargadores e que Deus abençoe esta união de esforços femininos, inédita e reluzente no Poder Judiciário tocantinense!”

Muito obrigada!

Odete Almeida
Presidente da Asmeto



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp