CEVID participa do 1º Encontro de Prevenção à Violência em Território Indígena nos dias 27 e 28 de fervereiro


A Coodenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar –  CEVID, representada pela servidora Lourena Aline Conceição Borges, da Comarca de Araguaína – TO, participou do 1° Encontro de Prevenção à Violência em Território Indígena – NPVTI junto à comunidade Karajá do Polo Base de Santa Fé do Araguaia – TO, nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2024.

Os principais objetivos da ação foram de aproximar cada vez mais a rede de atenção aos cuidados à saúde da população indígena e fortalecer as estratégias de prevenção e combate às violências em territórios dos povos originários.

Durante o evento reuniram-se os representantes interfederativos com a comunidade indígena na Aldeia Xambioá, onde foi discutido qual a visão e compreensão do povo Karajá Xambioá em relação ao modo de entender o que é violência, quais causas e estratégias próprias para intervir diante desse problema.

Foi realizada uma ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher na aldeia Kurehê, com o tema: “O Protagonismo da Mulher Indígena Karajá Xambioá: Juntos Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, e contou com a participação das aldeias Xambioá, Wari Lyty, Hawa Tymyra e Manoel Achurê.

Mulheres originárias se expressaram por meio da dança, teatro e apresentações históricas de figuras femininas  indígenas que conseguiram quebrar culturas machistas patriarcais, e se tornaram protagonistas nas conquistas de grandes lideranças socioculturais. Também foram realizadas rodas de conversa sobre a perspectiva da comunidade com relação à violência contra a mulher indígena Karajá Xambioá.

Na ocasião a servidora Aline Conceição Borges, representante da CEVID, ressaltou a importância da denúncia, o sigilo e quais são os canais de denúncias, se colocando também à disposição das comunidades indígenas de Santa Fé do Araguaia no Combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres.



FONTE

Comentários estão fechados.