Chance para os pequenos negócios na Olimpíada | ASN Tocantins


Séculos de relações internacionais nos aproximam da França. Seja na música, na culinária, na arquitetura e, agora, mais recentemente, na preservação da Amazônia, Brasil e França sabem que o mundo precisa de novos valores. O lema da Revolução Francesa – Liberdade, Igualdade e Fraternidade – ainda reverbera como grito em defesa da democracia e da liberdade de expressão no mundo e no nosso país. A inquietude do povo francês contagia no protagonismo dos grandes debates em torno da igualdade de gênero, contra a xenofobia, pelos direitos humanos e inclusão. Uma sociedade capaz de surpreender o mundo, como recentemente, quando da eleição do novo Parlamento.

Os Jogos Olímpicos de 2024, nos campos franceses, palco das 48 modalidades, devem atrair 15 milhões de pessoas. Sebrae e Embratur estarão juntos, promovendo a cultura e os destinos turísticos brasileiros na Olimpíada, na Casa Brasil, em Paris. Durante o evento, para o qual os olhos do mundo estão voltados, ambas as instituições lançarão, com a presença da primeira-dama, Janja, uma campanha publicitária para atrair turistas europeus ao Brasil, com foco no turismo de natureza e esportes. No Brasil, existe 1,78 milhão de empresas no turismo. Desse total, 97,4% são pequenos negócios.

A Casa Brasil é uma estratégia para aumentar o fluxo de estrangeiros no país. Com o governo Lula / Geraldo Alckmin , trouxemos a possibilidade de distribuição de renda e estamos arrumando a casa para recebermos ainda melhor. Para ter uma ideia, tivemos um crescimento no fluxo de turistas internacionais no ano passado de 62%, aumento que ninguém esperava. Esse impacto na economia do Brasil injetou mais de R$ 34,5 bilhões em 2023. É o melhor resultado nas receitas com o turismo internacional da série histórica, superando 2014, quando recebemos a Copa do Mundo.

O ano de 2024 mostra que o Brasil continua em alta e, de janeiro a junho, houve aumento de 9,7% em turistas estrangeiros no país, comparado ao mesmo período do ano passado. Depois de quatro anos de afastamento por questões ideológicas mesquinhas e contrárias aos interesses de ambos os países, Brasil e França retomaram laços históricos. A entrada de franceses no primeiro semestre deste ano cresceu 32% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2023, a França foi a nação europeia que mais enviou turistas ao Brasil, com 188 mil ingressos, superando o ano de 2022.

Como torcedores da Olimpíada 2024, estamos na expectativa de que nossos atletas batam o recorde de medalhas, mas também desejamos uma conquista histórica no campo da sustentabilidade, com o corte pela metade da emissão de CO2. Nesse debate, os pequenos negócios são essenciais no fomento às economias locais. Mostraremos toda essa riqueza na Casa Brasil e inseriremos os pequenos negócios nos grandes debates mundiais, com medalha de ouro.

*Décio Lima é presidente do Sebrae, Marcelo Freixo é presidente da Embratur

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