Cinedebate no TJTO discute impactos do assédio moral nas relações de trabalho
Servidores(as) do Poder Judiciário do Tocantins participaram, nesta quarta-feira (7/5), de um cinedebate no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a partir do documentário A dor (in)visível, produzido pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPTRS). A atividade integrou a programação da IV Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação.
A sessão foi mediada pela desembargadora Ângela Issa Haonat, presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação no 2º Grau (Cassedio2G). O documentário apresenta relatos de trabalhadores que vivenciaram situações de assédio moral e traz contribuições de especialistas sobre o tema.
Durante o debate, a desembargadora perguntou ao público: “O que vocês sentiram ao assistir os relatos abordados no documentário?”. Segundo a magistrada, a exibição ajuda a estimular o debate a partir de experiências reais.
Para a servidora do TJ e professora Mestra em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Débora Regina Honório Galan, debatedora convidada: “É uma Semana ‘desagradável’ porque é desconfortável falar de assédio, pois a gente não quer falar dessa dor, dói muito”.
Também contribuíram com as discussões a juíza Flávia Afini Bovo, presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação no 1º Grau (Cassedio1); a presidente da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) do TJTO, Hérika Mendonça Honorato; a psicóloga do Grupo Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade (GGEM), Almerinda Maria Skeff Cunha; e o professor de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Marcos Túlio Pena Câmara.
O documentário está disponível no canal do YouTube do Ministério Público do Trabalho e pode ser assistido neste link.
A IV Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) segue até sexta-feira (9/5), com ações voltadas à prevenção e enfrentamento de práticas abusivas no ambiente de trabalho.
Comentários estão fechados.