CMO aprova audiência pública com o tema ‘As Mulheres e o Orçamento’ — Senado Notícias


A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou requerimento da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), que preside o colegiado, para realizar audiência pública com o tema “As Mulheres e o Orçamento” (REQ 6/2023 CMO). O debate será agendado.

— Por força da importância de se discutir essa governança orçamentária relativa às programações e às políticas públicas para as mulheres, apresentei este requerimento para que possamos trazer esta discussão aqui com, eu diria, a sensibilidade dos homens, que são maioria quase que absoluta nesta comissão. Mas que são parceiros e compreendem a necessidade e, mais do que tudo, a importância do que significa o Orçamento para políticas públicas relativas à mulher — ressaltou Daniella.

A senadora afirma no requerimento que é possível aumentar e aperfeiçoar a “materialidade, transparência, transversalidade e desempenho das programações voltadas para as mulheres”. Daniella acrescenta serem necessárias “respostas a questões crônicas relativas à qualidade de vida das mulheres, especialmente as negras e de baixa renda, que em muitos lares são responsáveis também por crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência”. Ela avalia que o Brasil precisa seguir as recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) relativas ao tema.

A presidente da CMO sugere como convidados:

– Rita Santos, consultora de Orçamento do Senado e representante da Casa na Reunião Anual de Orçamento de Gênero da OCDE, ocorrida em junho de 2023;

– Pedro Marin, membro do Grupo de Trabalho sobre o Orçamento Mulher da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e representante da Fundação Tide Setúbal;

– Elaine Xavier, diretora de Temas Transversais da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento;

– Fabrício Marques Santos, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento; e

– Scherie Nicol, da Divisão de Gestão e Orçamento do Comitê de Governança Pública da OCDE.

Apoiaram a iniciativa a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) e os deputados Carlos Henrique Gaguim (União-TO), Daniel Almeida (PCdoB-BA), Túlio Gadêlha (Rede-PE), Danilo Forte (União-CE), Sérgio Souza (MDB-PR), Wilson Santiago (Republicanos-PB), José Rocha (União-BA), Luciano Amaral (PV-AL) e João Leão (PP-BA).

— Nós queremos o Orçamento transparente. Quais são os recursos definidos para a área da mulher? (…) Nós queremos saber quanto é direcionado para a formação, para combater a violência, para questões de saúde, para trabalho, para renda, para empreendedorismo. Queremos saber claramente qual é o real orçamento, como é que ele se consolida em políticas públicas para a mulher — afirmou a senadora Dorinha.

 O deputado Daniel Almeida acrescentou que a CMO precisa saber qual é o tamanho da participação das políticas públicas que valorizam e fortalecem as mulheres no Orçamento brasileiro.  O deputado Sérgio Souza defendeu aumento da participação das mulheres na formulação das políticas e peças orçamentárias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp