Com foco na acessibilidade, Poder Judiciário instala placas em braile nas comarcas estaduais


Rampa, longarina com acento preferencial e prioritário, banheiro para pessoas com deficiência. Este é o retrato das sedes das comarcas do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO). Edificações acessíveis que vêm ganhando reforço com a instalação de placas em braile como nas comarcas de Paraíso e Cristalândia realizada nesta segunda-feira (28/8).

Iniciada na primeira quinzena de agosto, a ação coordenada pela Diretoria Administrativa do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), já percorreu diversas comarcas entregando ainda mapa tátil, totens, quadro de localização e outros itens obrigatórios como a substituição de extintores de incêndio, troca de refil dos purificadores de água e adesivação das portas de vidro.

Até o momento, já receberam os serviços, as comarcas de Wanderlândia, Xambioá, Ananás, Araguatins, Augustinópolis, Itaguatins, Tocantinópolis, Filadélfia, Goiatins, Miracema do Tocantins, Miranorte, Araguacema, Colméia, Guaraí, Colinas do Tocantins, Arapoema, Pedro Afonso, Itacajá e Araguaína.

Fórum de Paraíso

A sede do Fórum de Paraíso possui agora um total de 24 placas em braile, além do mapa tátil que já dispunha desde sua inauguração, em 2021. Foram substituídos ainda três refis de purificadores e mais 22 extintores, sendo: 12 de água, oito de pó e dois de dióxido de carbono.

A substituição dos refis é realizada em média a cada seis meses. Já a troca dos extintores de incêndio é feita anualmente conforme orientação do Corpo dos Bombeiros. A Comarca de Cristalândia também recebeu o mesmo serviço nesta segunda.

Metas

A iniciativa atende às Metas 6 (Água potável e saneamento) e 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) da Agenda 30 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como a Resolução n⁰ 401/2021 que dispõe sobre o desenvolvimento de diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário.

Próximas instalações

Formoso do Araguaia, Araguaçu, Alvorada, Peixe, Gurupi, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional, Natividade, Dianópolis, Taguatinga, Arraias, Paranã e Palmeirópolis são as próximas comarcas a receberem as placas em braile e demais serviços. Segundo a Diretoria Administrativa do TJTO, a previsão é que até o dia 16 de setembro, o trabalho seja concluído nos prédios do judiciário nestas localidades.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp