Com o apoio do Judiciário, Apae de Palmas ganha sala multissensorial para pessoas com deficiência no neurodesenvolvimento


A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmas acaba de ganhar uma Sala de Estimulação Sensorial e Multidisciplinar (Sensoryland), criada para atender pessoas com deficiência no neurodesenvolvimento, graças aos recursos de penas pecuniárias (Cerca de R$ 122, 3 mil) destinados pela Vara de Execuções Penais da Capital. O novo espaço foi inaugurado no último dia 5 de dezembro, com a presença do juiz titular da Vara, Allan Martins Ferreira, e demais autoridades.

A Sensoryland oferecer experiências terapêuticas que conectam luz, som, textura, movimento e acolhimento. O ambiente foi pensado para que cada pessoa se sinta segura para explorar o mundo à sua maneira.

O espaço reúne equipamentos modernos e terapias integradas, como tubos de bolhas, fibras ópticas, piscina de bolinhas com LED, painéis interativos, piso líquido sensorial, poltronas vibratórias e balanço.

São estímulos que ajudam na regulação emocional, na coordenação, na comunicação e na autonomia, sempre com o acompanhamento de profissionais como psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e educadores.

A sala atenderá 207 usuários(as), ampliando o alcance da instituição e oferecendo novas possibilidades de cuidado diário.

O juiz Allan Martins Ferreira, titular da Vara de Execuções Penais de Palmas, destacou a importância social do projeto.

“A destinação dos recursos de penas pecuniárias permite que eles retornem à sociedade em forma de cuidado. A Sala Multissensorial é uma ferramenta de inclusão e dignidade. Ver esse sonho ganhar forma, e saber que ele alcançará crianças, adolescentes e adultos atendidos pela Apae, reforça nosso compromisso institucional com políticas que valorizam a cidadania e ampliam oportunidades”, ressaltou.

 

Sonho realizado

A presidente da Apae de Palmas, Vilma Maria Gomes da Silva, descreveu o momento com gratidão e emoção.

“Estamos muito felizes com a nova Sala Multisensorial, um espaço que vai ajudar ainda mais o desenvolvimento e o bem-estar dos nossos alunos. Todas as terapias ganham força aqui dentro. Esses sonhos só viraram realidade graças à doação do Judiciário, que acreditou no nosso trabalho e fez a diferença”, disse.

Ela enfatiza que a instituição é muito grata pela parceria. “Queremos externar nossa eterna gratidão ao Judiciário por estar sempre com esse olhar para as pessoas com deficiências.”



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp