Comarca de Alvorada lança projeto de reflorestamento da Orla da Lagoa da Ema nesta segunda-feira (1º/12)


 Nesta segunda-feira (1/12), às 9h, na Orla da Lagoa da Ema, em Alvorada, será lançado o projeto de Reflorestamento da Orla da Lagoa da Ema – Alvorada Sustentável, iniciativa integrante do Programa Justiça Carbono Zero do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), voltada à recuperação ambiental e ao fortalecimento da sustentabilidade no município. A ação é promovida pela Comarca de Alvorada.

A presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, e o diretor do Foro da Comarca de Alvorada, juiz Fabiano Gonçalves Marques, participarão da solenidade, que também contará com a presença de outras autoridades e estudantes de escolas locais.

Nesta etapa inicial, serão plantadas 400 mudas nativas do cerrado, gesto que simboliza o início do projeto e reafirma o compromisso do Tribunal de Justiça do Tocantins com práticas ambientais responsáveis. Até 2028, o projeto prevê o plantio total de 6.500 mudas, com geração de impacto positivo na recomposição da vegetação da orla.

Instituído pela Resolução CNJ nº 594/2024, o Programa Justiça Carbono Zero estabelece que o Poder Judiciário alcance a neutralidade de carbono até 2030, por meio do inventário, redução e compensação de emissões. Ao aderir ao plano, o TJTO reforça sua atuação em prol de um futuro ambientalmente equilibrado.

Parceria

O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Alvorada, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Ministério Público Federal (MPTO) e do Naturatins.

 



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp