Comarca de Colinas recebe palestra da Esmat sobre importância da saúde mental e do autocuidado
Os(As) servidores(as), magistrados(as), estagiários(as) e colaboradores(as) do Poder Judiciário Tocantinense, lotados(as) na comarca de Colinas do Tocantins, participaram, nessa quinta-feira (20/6), da palestra “Trabalho e Saúde Mental”. Ministrada pelo médico e psiquiatra Wordney Carvalho Camarço, a atividade destacou o prazer no trabalho e a importância do autocuidado para a preservação da saúde.
De acordo com Wordney, se o servidor “se dedica excessivamente ao trabalho, não é uma questão de se vai, ou não, adoecer, é uma questão de tempo. O trabalho faz parte da nossa identidade e ele tem de ser algo que traga contribuições positivas para a nossa saúde”. Wordney enfatizou que “o cansaço mental é bem diferente do cansaço físico e não melhora com descanso de uma semana”.
A incidência de adoecimento psiquiátrico no serviço público, que é a principal causa de afastamento do trabalho atualmente, também foi abordada durante a palestra. Segundo Wordney, “o tribunal do Tocantins vem despertando para isso, o NAPsi foi criado para trabalhar na prevenção e na promoção da saúde. E o que temos feito aqui é trazer esclarecimentos aos(às) servidores(as) e magistrados(as) sobre a importância de se preservarem no local de trabalho”.
A psicóloga Bárbara Khristine Alvares de Moura Carvalho Camargo, chefa da Junta Médica do Poder Judiciário e integrante do NAPsi, ressaltou o incentivo da direção na realização das atividades.
“A desembargadora Etelvina, presidente do Tribunal de Justiça, e o Comitê Gestor de Saúde, presidido pelo desembargador Pedro Nelson, têm demonstrado preocupação e ofertado total apoio à equipe do NAPsi e às ações, programas e projetos voltados à prevenção dos adoecimentos psicossociais de magistrados(as) e de servidores(as) do Poder Judiciário tocantinense”, pontuou.
Em depoimento, a assistente social do NAPsi, Silvaneide Maria Tavares, comentou sobre a participação ativa dos(as) magistrados(as) e dos(as) servidores(as) durante o evento. “É gratificante ver a mobilização de todos(as) os(as) magistrados(as) da Comarca e a total participação dos(as) servidores(as) durante a palestra. Esse apoio é muito importante para que possamos atuar na prevenção dos adoecimentos psicossociais”, disse.
A palestra sobre Trabalho e Saúde Mental é crucial neste momento em que a consciência sobre o impacto do ambiente de trabalho na saúde mental está crescendo. Viver numa era em que o estresse e a pressão no trabalho são cada vez mais comuns, torna-se fundamental abordar esse tema de forma aberta e informativa. Pensando nisso, a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), em parceria com o Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (NAPsi), desenvolveu o evento com o objetivo de promover o diálogo e a escuta coletiva de magistrados(as) e de servidores(as) desta comarca, fomentando reflexões sobre a necessidade do autocuidado em saúde mental.
Comentários estão fechados.