Comarca de Dianópolis lança edital da 2ª edição do concurso “Eu Faço o Meu Brinquedo” para crianças de até 12 anos
Incentivar a imaginação, ensinar sobre sustentabilidade e fortalecer os laços familiares e comunitários — tudo isso por meio da brincadeira. Esse é o propósito do concurso “Eu Faço o Meu Brinquedo”, que teve seu edital publicado nesta segunda-feira (15/09), no Diário da Justiça 5956. A iniciativa é da Comarca de Dianópolis e convida crianças de até 12 anos a participarem do desafio de criar brinquedos utilizando materiais recicláveis.
A participação será feita por meio da produção dos brinquedos e da publicação de fotos e vídeos no Instagram da Comarca de Dianópolis, com a marcação do perfil oficial (@df_dianopolis). Um grupo de jurados técnicos avaliará os trabalhos com base em critérios como criatividade, originalidade, funcionalidade e uso adequado de materiais recicláveis. Os três melhores colocados na categoria de 1 a 6 anos e, ainda, na categoria de 7 a 12 anos serão premiados no dia 15 de outubro.
Os participantes devem ficar atentos ao prazo para o período de inscrições, que será de 15 a 22 de setembro, por meio do formulário disponível na diretoria do Fórum ou de forma eletrônica. A publicação das fotos e vídeos dos brinquedos está prevista para ocorrer entre 23 de setembro e 3 de outubro.
“O projeto nasce do desejo de aproximar o Judiciário da comunidade, plantando sementes de consciência ambiental desde a infância”, destacou o juiz, diretor do Fórum de Dianópolis.
O magistrado acrescentou: “A ideia é que, ao criar seus próprios brinquedos com o que normalmente seria descartado, as crianças aprendam a transformar resíduos em possibilidades, unindo diversão, aprendizado e responsabilidade social”, disse.
Etapas
- 15 a 22/09 – Inscrições
- 23/09 a 03/10 – Postagem e compartilhamento dos brinquedos confeccionados
- 06 a 08/10 – Julgamento pela comissão avaliadora
- 10/10 – Divulgação do resultado no Instagram da Diretoria do Fórum
- 15/10 – Premiação presencial no Fórum
- 21 a 24/10 – Exposição final dos brinquedos participantes
O concurso mobiliza equipes da Justiça, escolas, famílias e toda a comunidade, com o objetivo de promover a conscientização ambiental e estimular, desde a infância, habilidades criativas e manuais por meio da criação de brinquedos com materiais recicláveis.
O projeto está alinhado às políticas públicas e diretrizes institucionais, como a Agenda 2030 da ONU, a Resolução CNJ nº 400/2021 e o Plano de Logística Sustentável do TJTO. A ação contribui diretamente para o fortalecimento de práticas sustentáveis e para os indicadores do Prêmio CNJ de Qualidade.
Comentários estão fechados.