Comarcas de Alvorada e Araguaçu mobilizam comunidade por meio de educação ambiental


Nesta quarta-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Comarca de Araguaçu realizou uma mobilização socioambiental como parte da programação Araguaçu Sustentável. A campanha busca fortalecer a responsabilidade ambiental e social, por meio de ações educativas e comunitárias.

A sede do fórum local se transformou em ponto de encontro para estudantes, servidores(as) e moradores da cidade. A gincana sustentável reuniu alunos das escolas Aldenora Mendes Mascarenhas e Brício Luan Queiroz, que arrecadaram juntos cerca de 70 quilos de tampinhas plásticas e lacres de alumínio. O material será destinado ao Hospital de Amor, por meio da campanha “Amor em Doação”, do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). Como estímulo à participação, três bicicletas foram sorteadas entre os estudantes.

A mobilização ganhou reforço com a realização de um drive-thru de coleta de recicláveis, que superou as expectativas. “Nossa meta era arrecadar 200 quilos de materiais. Terminamos com aproximadamente duas toneladas e meia. Foi um sucesso absoluto”, comemorou o secretário da Comarca de Araguaçu, Jalmas Almeida Rabelo.

Alvorada investe na educação como motor da mudança

Na Comarca de Alvorada, as iniciativas do projeto Alvorada Sustentável integraram, mais uma vez, a programação oficial do Junho Ambiental do TJTO. As atividades tiveram início na terça-feira (3/6), em alusão ao Dia Nacional da Educação Ambiental.

Com expressiva participação da comunidade de Alvorada, a programação contou com oficinas criativas utilizando materiais recicláveis, exposições temáticas, plantio de mudas nativas do Cerrado e outras ações voltadas à conscientização ecológica. Também foi incentivado o fortalecimento de práticas sustentáveis já em andamento, como o cultivo hidropônico de hortaliças.

A equipe técnica da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa/TJTO) também contribuiu com o projeto, promovendo palestras educativas em salas de aula. Os encontros abordaram temas como a preservação dos recursos naturais e a importância da atuação individual e coletiva na proteção do meio ambiente.

“Gostei muito da palestra. Aprendi a importância de cuidar do meio ambiente e quero repassar isso para minha família”, contou o estudante Luiz Gustavo Rodrigues da Silva, de 13 anos, do 8º ano da Escola Estadual Ana Maria de Jesus.

Ao todo, as ações alcançaram cinco instituições de ensino da cidade: Filomena Rocha Soares, Geraldo Oliveira Costa, Colégio Militar Adjúlio Balthazar, Colégio Jean Piaget e Escola Estadual Ana Maria de Jesus.

“Ao plantar essa semente nas crianças, elas se tornam multiplicadoras em casa, com pais e avós. É assim que colhemos bons frutos”, concluiu o secretário da Comarca de Alvorada, Fábio Adriane de Oliveira.

 



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp