O senador Confúcio Moura (MDB-RO), em pronunciamento no Plenário, nesta segunda-feira (23), defendeu a ampliação da malha ferroviária do Brasil. O parlamentar enfatizou que o investimento traria benefícios como a redução do custo do transporte, a diminuição da emissão de gases de efeito estufa e a queda dos índices de acidentes e mortes nas rodovias do país. Ele destacou o Plano Nacional de Logística (PNL), que estabelece metas “ambiciosas” até 2035.
— Passar o modal ferroviário, dos atuais 20% de participação no transporte de cargas, para chegar até 30% ou 40% […]. Para alcançar essas metas demandaria cerca de 170 bilhões em investimentos […]. O setor público e o setor privado precisarão trabalhar em conjunto e no pleno uso de suas capacidades — disse.
Confúcio Moura citou como exemplo a inauguração da Ferrovia Norte-Sul, que interliga os estados de São Paulo, Goiás, Tocantins e Maranhão. Segundo ele, um passo importante para impulsionar o desenvolvimento do país. O senador também mencionou a importância das debêntures de infraestrutura para captar recursos e investir na viabilização de modais mais baratos.
— Essa obra, a Norte-Sul, foi lançada no governo Sarney, há exatamente 40 anos […]. Ainda bem que as parcerias público-privadas têm tomado conta desse serviço e têm ajudado na gestão[…]. Já existem outras debêntures incentivadas, que já captaram R$ 60 bilhões […]. Com a debênture de infraestrutura, o governo brasileiro terá mais recursos para investir em outros modais ferroviários, bem como para melhorar as malhas hidroviárias brasileiras, que são muitas, para cuidarmos bem do transporte mais barato — concluiu.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
A Comarca de Gurupi, no sul do estado, comemora a concretização de um sonho aguardado…
As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do 1º…
Prefeitura de Palmas realiza mutirão de limpeza e recolhe cerca de meia tonelada de folhas…
Câmara Técnica de Atração de Investimentos de Palmas define eixos prioritários para impulsionar economia da…
Prefeitura de Palmas conduz primeiras deliberações do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal Realizado…
Prefeitura de Palmas substitui mais de 260 grelhas e 60 cavaletes de bocas de lobo…