Coordenação da Saúde do TJTO finaliza ações do PAS em Cristalândia
Para incentivar hábitos saudáveis e promover bem-estar entre servidores(as) e magistrados(as) do Judiciário tocantinense, o Centro de Saúde do Tribunal de Justiça do Tocantins (Cesau/TJTO) realizou mais uma edição do Programa de Atenção à Saúde (PAS). A comarca contemplada da vez foi Cristalândia, que recebeu a equipe nos dias 17 e 18 de novembro, e marcou oficialmente o encerramento das ações do projeto em 2025.
No primeiro dia, os servidores participaram de sessões de acupuntura e auriculoterapia, conduzidas pelas fisioterapeutas Hozana Lemos, Luciene Duarte e Sandra Carvalho. Também receberam orientações sobre diabetes, hipertensão, além de testes de glicemia e aferição da pressão arterial, realizados pelo enfermeiro Bruno Ribeiro Rocha.
O dia seguinte foi dedicado à saúde mental. A programação contou com uma palestra sobre saúde emocional, ministrada pela psicóloga Juliana Corgozinho, e a abordagem “Terapia do Chá”, apresentada por Hozana Lemos e Sandra Carvalho. Para fechar o encontro, houve uma Roda de Conversa inspirada no livro “Qual a tua obra?”, conduzida pela assistente social Ana Paula Prado, destacando a importância de fortalecer vínculos, propósito e equilíbrio na vida e no trabalho.
“O PAS leva aos magistrados e servidores do Tribunal de Justiça a importância do cuidado com a saúde e com os relacionamentos interpessoais, resgatando a identidade para com o trabalho, autoestima e o entendimento da necessidade do autocuidado físico e psicológico”, pontuou a gestora do programa, assistente social Ana Paula Prado.
O programa foi instituído em 2018 e, desde então, já percorreu as comarcas de Araguaína, Colinas, Dianópolis, Gurupi, Miracema do Tocantins, Paraíso e Porto Nacional. Este ano o programa contemplou as comarcas de Arraias e Cristalândia.
Sobre o Programa de Atenção à Saúde (PAS)
O PAS é uma iniciativa do Comitê Gestor da Política de Atenção Integral à Saúde de magistrados(as) e servidores(as), em atendimento à Resolução 207/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O programa busca fomentar habilidades e atitudes que promovam prevenção de doenças, melhoria das relações interpessoais e laborais, e maior satisfação com o ambiente de trabalho.
O objetivo central é fortalecer o sentimento de pertencimento, estimulando cooperação, respeito, identidade com o trabalho e qualidade de vida pilares essenciais para um atendimento cada vez mais humano e eficiente aos(às) cidadãos(ãs).



Comentários estão fechados.