» Corte de Contas recebe visita de estudantes de Escolas de Palmas


Corte de Contas recebe visita de estudantes de Escolas de Palmas

6 Visualizações

Publicado: 18 de outubro de 2023 – Última Alteração: 18 de outubro de 2023

Turmas do 8° e 9° anos vieram ao TCE/TO nos dias 17 e 18

Conhecendo, perguntando e observando essa foi a reação dos alunos do oitavo ano da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, de Palmas, após realizar uma visita ao Memorial do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), na tarde desta terça-feira, 17 de outubro. A visita foi mediada por Claudete Ferreira, servidora lotada no Centro de Documentação e Memória da Corte que apresentou aos alunos imagens, objetos e outros detalhes da história do TCE/TO desde o seu surgimento até os dias atuais.

“Estou aqui acompanhando nossos alunos para conhecer como que é o Tribunal de Contas, como ele funciona e como é usado e fiscalizado o dinheiro público”. Essa foi a resposta de Elenir Cardoso, uma das orientadoras dos alunos, ao ser perguntada qual era o intuito principal da visita.

Para a estudante Juliana de Matos de 13 anos, conhecer a instituição e sua história foi algo bem interessante e importante. “A importância de estar vindo para o Tribunal de Contas é para aprender um pouco e aperfeiçoar mais nossa cultura sobre o Estado do Tocantins e saber um pouco de como funciona essa Corte, nunca vim aqui e está sendo muito legal realizar essa visita junto com os meus colegas”, destacou Juliana.

Escola Municipal de Tempo Integral Luiz Gonzaga

Nesta quarta foi a vez dos estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Luiz Gonzaga, de Palmas, conhecerem o TCE/TO, atentos a todos os detalhes sobre itens, imagens e outros objetos que tem grande importância para a história da instituição e para a população tocantinense.

Após a chegada no Memorial, a coordenadora da Ouvidoria do TCE/TO, Kamilla de Oliveira, apresentou um pouco sobre o setor falando sobre suas atribuições e o papel dela no controle social. “Esse controle exercido por nos é chamado de Controle Social, falar de Ouvidoria é falar do controle social, porque a ouvidoria é um instrumento que vai permitir um espaço para ver na prática do exercício desse controle social. Seria isso, a gente participar  também da administração pública, fiscalizando também”, comentou a coordenadora.

Entre os visitantes, estava a aluna Yasmin Maria Machado, de 13 anos, portadora de uma doença rara e que não a impediu de buscar novos conhecimentos. Ela observou cada detalhe do ambiente e o que mais chamou sua atenção foi a máquina de escrever. “Eu achei essa visita muito interessante, porque é muito importante vim saber, principalmente agora que a gente que está no nono ano, iremos fazer a prova do IFTO e vai cair alguns conteúdos sobre isso que não tínhamos ideia do quão importante é saber sobre essas coisas, sobre esses mínimos detalhes”, concluiu. 

Juliana Macêdo, professora de Língua Portuguesa da Escola de Tempo Integral Luiz Gonzaga foi uma das orientadoras da visita e entusiasmada falou sobre a importância dos alunos conhecerem a instituição.  “Considero muito importante essa visita porque os nossos alunos já conheciam o TCE de maneira teórica, de pesquisa, escrever redações, participar de projetos mais nunca tinham saído da Escola para poder visitar, presencialmente, o que é a Corte de Contas, além disso acho muito importante a amostra fotográfica, para que eles conheçam um pouco da história do Estado”, destacou a professora.

Exposição fotográfica “Palmenses – em frente, a nossa história”

A exposição citada pela professora é intitulada de ‘Palmenses – Em Frente, a Nossa História’, que tem como objetivo incentivar o interesse dos visitantes pela história da criação de Palmas, assim como do Tribunal de Contas e a preservação de sua memória até os dias atuais, além de conhecerem um pequeno trecho de cada personagem homenageado ali.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp