Defesa Civil de Palmas emite alerta para baixa umidade do ar após Inmet classificar variação de perigo potencial | Prefeitura Municipal de Palmas


Defesa Civil de Palmas emite alerta para baixa umidade do ar após Inmet classificar variação de perigo potencial

Tempo seco e alta temperatura reforçam recomendação de cuidados extras pela população e que incluem hidratação, proteção e prevenção contra queimadas

A Defesa Civil, órgão ligado a Guarda Metropolitana de Palmas, orienta a população a adotar cuidados extras em função de alerta para baixa umidade relativa do ar na Capital e região emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e válido até as 20 horas da terça-feira, 19. O alerta foi classificado como de Perigo Potencial.

As orientações foram elaboradas em função do boletim meteorológico, que prevê que a umidade do ar deve variar entre 30% e 20%, índices que apresentam baixo risco de incêndios florestais e à saúde, porém, podendo variar durante o intervalo de tempo de seca. Essa condição é comum durante o período de estiagem da Capital, quando as temperaturas chegam a até 35°C, com céu claro e sem previsão de chuvas. Nessa circunstância, o risco de ressecamento das mucosas e agravamento de doenças respiratórias, além das queimadas, são agravados.

Entre as medidas de prevenção à desidratação estão beber bastante líquido, evitar atividades físicas e exposição ao sol nos horários mais quentes, usar chapéus e protetor solar, além de umidificar os ambientes. Também é importante não atear fogo em terrenos baldios nem descartar bitucas de cigarro em áreas de vegetação.

Em caso de ocorrências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Texto: Manuela Alves, estagiária sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom

Edição: Juliana Matos



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp