Desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Esmat, recebe Comenda da Ordem do Mérito Judiciário Militar em solenidade dos 216 anos da Justiça Militar da União
Realizado neste 10 de abril, em Brasília/DF, o Clube do Exército celebrou os 216 anos da Justiça Militar da União (JMU), marcada pela entrega das Comendas da Ordem do Mérito Judiciário Militar (OMJM). O evento, que marca uma data tão significativa para a Justiça Militar brasileira, foi conduzido pelo chanceler da Ordem, o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Tenente Brigadeiro do Ar, Francisco Joseli Parente Camelo.
Destaca-se que o desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), foi um dos agraciados com a Comenda da OMJM, homenageado pelo ministro Artur Vidigal, do STM, em reconhecimento à sua notável contribuição para a formação acadêmica da magistratura brasileira e seu compromisso com a ética e a justiça.
A Ordem do Mérito Judiciário Militar é concedida a integrantes da Justiça Militar da União e também a magistrados(as), juristas, integrantes do Ministério Publico, da Defensoria Pública da União, da Advocacia-Geral da União, das Forças Armadas e de outras instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras que, pelos serviços prestados, se tenham tornado credoras de homenagem da Justiça Militar da União.
A OMJM, instituída pelo STM em 12 de junho de 1957, tem como propósito homenagear pessoas e instituições, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, por meio da concessão de insígnias nos graus de Grã-Cruz, Alta Distinção, Distinção e Bons Serviços.
A solenidade representa um reconhecimento para todos(as) os(as) homenageados(as), destacando a importância da Justiça Militar da União e seu papel fundamental na preservação da ordem e da segurança jurídica no país.
Homenageados(as)
Neste ano, a edição da OMJM contemplou diversas personalidades e instituições de destaque agraciadas com o mais alto grau da Comenda, a Grã-Cruz, os ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), além do procurador-geral da República, Paulo Gonet. Quatro instituições também foram homenageadas com a Comenda: o Navio-Veleiro Cisne Branco, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), a Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA) e a Associação Ordem das Altaneiras.
Comentários estão fechados.