Desembargadoras destacam o papel dos(as) magistrados(as) na construção de um futuro sustentável


A Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (COGERSA) realizou, nesta segunda-feira (26), no auditório da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), o I Encontro de Gestão Socioambiental para magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário. O Evento contou com a presença da desembargadora Maysa Vendramini Rosal, corregedora-geral da Justiça, e da desembargadora Ângela Prudente, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) e presidente da Comissão do Plano de Logística Sustentável (PLS).

Compromisso com a sustentabilidade

Durante o Encontro, a desembargadora Ângela Prudente ressaltou a importância do Evento como um marco significativo para reconhecer o papel dos(as) magistrados(as) no futuro sustentável da sociedade. Ela enfatizou que a política de sustentabilidade veio para ficar e não há espaço para retrocessos, e destacou a necessidade do engajamento dos(as) magistrados (as) e servidores(as) para o sucesso das ações sustentáveis. A vice-presidente também abordou os desafios enfrentados e contextualizou o Plano de Logística Sustentável 2021-2023 (PLS) no contexto do Poder Judiciário, destacando a sua importância como uma ferramenta estratégica.

A desembargadora Maysa Vendramini Rosal, por sua vez, comentou que o Encontro proporcionará uma grande oportunidade para debater sobre o assunto, conhecer boas práticas e aprofundar o entendimento sobre a implementação do Plano de Logística Sustentável nas comarcas. Ela ressaltou o apoio da Corregedoria Geral da Justiça, em colaboração com a presidente desembargadora Etelvina, na busca por iniciativas que promovam a sustentabilidade em todas as ações.

“A Corregedoria Geral da Justiça (…) também vai continuar apoiando as ações. Faremos o possível para que todas as iniciativas sejam pensadas também no aspecto da sustentabilidade. Vamos juntos, dialogando, aprimorando, para atingirmos as metas e desempenharmos nosso trabalho com responsabilidade social e ambiental”, disse.  Na ocasião foram entregues o “Certificado de Comarca Sustentável” em reconhecimento a 14 comarcas que executaram ações de sustentabilidade e responsabilidade social entre os anos de 2021 a 2023.

Oficinas

Durante a manhã, a coordenadora da Cogersa, Leila Jardim, ministrou a oficina “Plano de Logística Sustentável na prática das Comarcas”.

A magistrada Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi apresentou a palestra sobre “Gestão Compartilhada do Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS)”. Na mesma sessão, o magistrado Ariostenis Guimarães Vieira ministrou a oficina com o tema “Bens Apreendidos”.

 

Hospital de Amor

Também, na programação, foram entregues 314 quilos de materiais recicláveis, sendo 83 quilos de lacres de bebidas e 231 quilos de tampinhas de garrafas PET, que serão comercializados pelo Hospital do Amor em Palmas, cuja renda será revertida aos pacientes. Os produtos recicláveis foram coletados pelas comarcas judiciais, sedes administrativas, Esmat e Tribunal de Justiça do Tocantins, entre os meses de janeiro a junho de 2023.

No período da tarde, a facilitadora Francielle Nogueira Braga discorreu sobre o “Sistema de Gestão Socioambiental (SIGA) e Painéis de BI do PLS”. Encerrando o Encontro, as facilitadoras Patrícia Urcino Idehara e Welica Rodrigues Lemes Barros conduziram a oficina “Projetos Socioambientais e Indicadores e Metas socioambientais”.

I Encontro de Gestão Socioambiental teve como objetivo contribuir para a compreensão das determinações contidas na Resolução nº 400 do Conselho Nacional de Justiça, de 2021, e nas demais normativas do órgão, bem como no Plano de Logística Sustentável do TJTO. Além disso, buscou promover o desenvolvimento de diretores(as) e servidores(as) autônomos(as) e criativos(as), preparando-os(as) para a adoção de abordagens humanistas e multidisciplinares na busca por soluções socioambientais.



FONTE

Comentários estão fechados.