Diretor-Geral do TJTO recebe homenagem da Assembleia Legislativa do TO


O diretor-geral do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), Francisco Alves Cardoso Filho, recebeu voto de aplausos da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) em reconhecimento ao seu notável comprometimento com o serviço público e com o Estado do Tocantins. 

O requerimento do deputado estadual Danilo Alencar foi aprovado pelo plenário da Casa de Leis em 17 de junho de 2025. No documento, o parlamentar destaca o exemplo de dedicação, competência e espírito público do servidor efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins desde 1994, com duas passagens à frente da diretoria geral do Poder Judiciário tocantinense. “A trajetória do diretor-geral se entrelaça com a história do serviço público tocantinense, especialmente no âmbito da Justiça Eleitoral e do Poder Judiciário”, diz um trecho do requerimento enviado à presidência da Aleto. 

O voto de aplausos é uma manifestação pública de reconhecimento e apreço, geralmente feita por um órgão colegiado, como a Assembleia Legislativa, para expressar admiração e congratulações a alguém que se destaca por alguma ação ou conquista de relevância. 

Trajetória

Francisco Alves Cardoso Filho é tocantinense de Araguaína. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), entrou para o serviço público em 1994, quando foi aprovado para o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO), onde ocupou diversos cargos, como o de coordenador de auditoria interna, coordenador de Pessoal, secretário de gestão de pessoas e diretor-geral em duas gestões do órgão eleitoral.

No TJTO, ocupou a diretoria-geral entre os anos de 2015 e 2019. Em 2025, foi convidado pela presidente do Tribunal, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, para novamente assumir o cargo de gestão no biênio 2025-2027. “O Tchesco, como todos nós o conhecemos, é um profissional de extrema competência e um servidor muito dedicado e responsável com o serviço público. Ao longo desses cinco meses de gestão ele vem realizando um trabalho focado nos princípios da ética e humanização, com excelentes resultados para o Judiciário e a sociedade. Esta homenagem, portanto, é  justa e merecida pelo legado que deixa por onde passa em sua trajetória profissional”, destacou a presidente do TJTO. 



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp