Eduardo Siqueira Campos destaca protagonismo das mulheres e avanços sociais em Palmas durante lançamento do Programa Acredita Tocantins | Prefeitura Municipal de Palmas


Eduardo Siqueira Campos destaca protagonismo das mulheres e avanços sociais em Palmas durante lançamento do Programa Acredita Tocantins

Evento contou com a presença do ministro Wellington Dias, do governador Laurez Moreira e da primeira-dama Polyanna Siqueira Campos, no Palácio Araguaia

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, participou na manhã desta quinta-feira, 30, do lançamento do Programa Acredita no Primeiro Passo – “Acredita Tocantins”, iniciativa tem como objetivos promover a qualificação profissional, incentivar o empreendedorismo e fortalecer a inclusão produtiva. O evento, no Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos, contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, do governador do Tocantins, Laurez Moreira, e da primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e da Mulher de Palmas, Polyanna Siqueira Campos, e de diversas autoridades.

Durante a cerimônia, foi formalizada a adesão do Governo do Tocantins ao programa federal, que tem como objetivo promover a inclusão produtiva e o fortalecimento da geração de renda entre famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Também foi lançado o Programa Território de Desenvolvimento Social e Inclusão Produtiva, uma parceria entre o MDS e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para fomentar o trabalho, o empreendedorismo e a inovação social no Estado.
Em seu discurso, o prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou o protagonismo feminino na construção de oportunidades e no sucesso das políticas de microcrédito produtivo. “Hoje, ministro, Vossa Excelência dá protagonismo à mulher. As que assinam as parcelas do microcrédito são, em sua maioria, mulheres guerreiras, espalhadas pela agricultura familiar, pelas comunidades ribeirinhas, pelas quebradeiras de coco. Mulheres fortes que representam a essência do Tocantins”, afirmou o prefeito.

Avanços na Capital
Eduardo Siqueira Campos aproveitou o momento para destacar ações recentes da Prefeitura de Palmas na área da segurança alimentar e da assistência social, especialmente voltadas às famílias em situação de vulnerabilidade. “Nestes dez meses, reabrimos os restaurantes comunitários e já servimos mais de 80 mil refeições por mês, somadas a 170 mil refeições diárias nas escolas. Estamos cuidando dos mais vulneráveis, das pessoas em situação de rua e, agora, avançamos com a criação de um cartão social que substitui a antiga cesta básica”, destacou.

Segundo o prefeito, o novo programa permitirá maior autonomia às famílias, especialmente às mulheres chefes de lar. “Com o cartão, a dona de casa vai poder comprar o que realmente precisa — inclusive proteínas — e não apenas o que o governo acha que ela precisa. É um avanço em dignidade e eficiência”, completou.

Integração regional

O prefeito também reforçou a importância da integração entre Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia, defendendo a criação de uma companhia de desenvolvimento regional para fortalecer o crescimento econômico do chamado território Matopiba. “Palmas se orgulha de poder firmar convênios e buscar o desenvolvimento com base naquilo que conhecemos de perto. Sonho com uma companhia de desenvolvimento do Matopiba, sediada em Brasília e em Palmas, capaz de financiar e impulsionar nossa economia local”, propôs.

Homenagem

Ao encerrar o discurso, Eduardo Siqueira Campos fez uma homenagem ao monsenhor Jones, figura marcante na história da Igreja Católica em Palmas, falecido nesta quarta-feira, 29. “Monsenhor Jones fez parte da minha equipe na Educação. Palmas e o Tocantins choram sua partida. Leva consigo nossa gratidão e saudade”, declarou emocionado. O prefeito encerrou reafirmando o compromisso da gestão municipal com o trabalho conjunto entre os governos federal, estadual e municipal para o fortalecimento das políticas públicas de combate à fome, promoção da inclusão produtiva e valorização da cidadania.

Texto: João Lino Cavalcante

Edição: Juliana Matos



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp