Eduardo Siqueira Campos e pioneiros prestigiam lançamento de livro e exposição ‘Palmas: detalhes da história não revelados’ | Prefeitura Municipal de Palmas
Eduardo Siqueira Campos e pioneiros prestigiam lançamento de livro e exposição ‘Palmas: detalhes da história não revelados’
De autoria do conselheiro decano do TCE José Wagner Praxedes, trabalhos apresentam relatos histórico-culturais inéditos sobre a criação da Capital e seus pioneiros
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, a presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Luara Aquino, e diversas autoridades e pioneiros do Tocantins prestigiaram o lançamento do livro e da exposição ‘Palmas: detalhes da história não revelados’. De autoria do conselheiro decano do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), José Wagner Praxedes, o projeto bicultural foi lançado na noite desta quinta-feira, 16, no Museu Palacinho, sede inicial do governo estadual, na Quadra ASR-NE 15 (112 Norte). Detalhes do projeto podem ser conferidos aqui.
“Eu nunca pensei em ser escritor. Fiz este trabalho como uma devoção e, talvez, como obrigação por ter convivido e vivido tantas experiências ao lado do Siqueira Campos, e de tantos outros ao longo de tanto tempo. E este projeto é um testemunho de parte desta convivência que não pode se perder na história, porque Palmas, hoje, tem 36 anos; e se a gente não se atentar, o tempo vai passando e as histórias se perdem”, enfatizou Praxedes.
Emocionado com simbolismo histórico do projeto, o prefeito afirmou que de todos os filhos do Tocantins, nascidos ou não aqui, pela participação ativa na formação do Estado e de Palmas, não haveria alguém melhor do que Praxedes para revelar estes detalhes histórico-culturais locais que envolvem vários importantes personagens, principalmente o seu pai, o ex-governador Siqueira Campos.
“O meu querido pai prestava especial reverência àqueles que faziam a história e também reservavam tempo para contar e registrar esta história. E o doutor Praxedes é um destes que, mesmo em meio a tantos trabalhos técnicos em uma corte complexa, se dedicou a eternizar partes preciosas desta história que envolve vários protagonistas, do nosso saudoso Siqueira ao próprio doutor Praxedes e tantos outros pioneiros que são citados nas páginas deste livro e nas telas da exposição”, celebrou.
Patrimônio histórico-cultural
Para a presidente da FCP, Luara Aquino, é uma honra ver revelações de acontecimentos dos primeiros momentos de Palmas sendo contadas de forma leve e bonita. “É relevante que nossa história se torne perene e chegue a muitas pessoas pelo livro. E a exposição apresenta acontecimentos reais contados a partir do olhar de quem os vivenciou; isto é um marco para se tornar permanente neste ambiente propício que é o Palacinho, pois apresenta um recorte temporal do patrimônio histórico e cultural de Palmas e do Tocantins’, disse.
O projeto
Depois de abordar a criação do Tocantins no livro ‘Siqueira Campos: do setentrião goiano ao Tocantins’, publicado em 2021, Praxedes foca, nesta nova obra, no estabelecimento de Palmas como Capital. Para isto, o autor fez uso de vivências pessoais, documentos históricos, projetos de lei, imagens de arquivo, relatos de pioneiros e, principalmente, de três discursos de Siqueira Campos: o da criação do Estado, de 5 de outubro de 1988; o da fundação de Palmas, de 20 de maio de 1989; e, por fim, o da instalação da Capital, de 1º de janeiro de 1990.
Texto: Marcus Mesquita
Edição: Iara Cruz






Comentários estão fechados.