A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira, 6, o 1° Encontro de Formação Técnica voltado para 420 profissionais de apoio escolar (cuidadores) que atuam na rede municipal de ensino. O evento, realizado no auditório da ETI Almirante Tamandaré, teve como foco o fortalecimento da educação especial e inclusiva, e marcou o início de uma série de capacitações destinadas aos profissionais, que desempenham um papel fundamental no apoio aos estudantes com necessidades específicas.
A ação também faz parte de um conjunto de políticas públicas implementadas pela gestão municipal desde a criação, em 6 de janeiro deste ano, da Superintendência de Educação Inclusiva, que vem trabalhando para fortalecer a educação especial em Palmas, em atendimento às diversas necessidades.
Durante a abertura da qualificação, a secretária da Semed, Débora Guedes, destacou que o objetivo de garantir um ambiente escolar acolhedor e adaptado às individualidades dos alunos é um processo que está sendo construído em conjunto. “Os problemas da escola e da educação inclusiva não são resolvidos de um dia para o outro. Mas vamos juntos construir soluções para esses desafios. Quero agradecer a cada um que se disponibilizou a participar da formação para adquirir os conhecimentos básicos. Essa é a primeira formação de muitas que vamos realizar.”
Capacitação
A formação foi ministrada pela mestra em Ensino e Saúde e especialista em Desenvolvimento Humano e Inclusão Escolar, Transtorno do Espectro Autista e Atendimento Educacional Especializado e servidora efetiva da Educação Municipal, Ana Cecília Ferreira. Ela abordou temas como práticas pedagógicas inclusivas, comunicação alternativa, estratégias de mediação em sala de aula e o papel do profissional no apoio e planejamento educacional.
Para Ana Beatriz Ribeiro, que está iniciando o desafio de atuar no apoio escolar na Escola Municipal Maria Rosa, localizada na região sul da Capital, a experiência é desafiadora. “A capacitação é fundamental para que nós possamos entregar um serviço de qualidade no ambiente escolar. Além disso, é necessário mostrarmos às crianças que elas são importantes também dentro da sala de aula, e que precisam ter apoio e inclusão maior dos colegas para ajudar no seu desenvolvimento estudantil.”
O evento contou ainda com apresentação cultural da banda instrumental e o coral de Libras da ETI Almirante Tamandaré.
Texto: Taygo Mello
Edição: Iara Cruz
1/1
1/1
1/1
1/1
Pioneirismo ao volante. Ivonete Lima, 48 anos, mãe de três filhos, acaba de entrar para…
A Comissão de Agricultura (CRA) voltará a apreciar nesta quarta-feira (9), às 14h, o projeto…
O juiz Vandré Marques e Silva, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Taguatinga, condenou…
Prefeitura de Palmas abre edital de adesão para estágio curricular supervisionado obrigatório Prazo de inscrição…
Moradores da Arne 53, em Palmas, ganharão praça com estrutura para práticas esportivas e recreativas…
Prefeitura de Palmas alerta sobre ameaças à fauna no período de maior incidência de queimadas…