Educação de Palmas recebe dados do desempenho escolar do município pelo programa Alfabetiza Mais Tocantins | Prefeitura Municipal de Palmas
Educação de Palmas recebe dados do desempenho escolar do município pelo programa Alfabetiza Mais Tocantins
Também foram apresentados os dados referentes da avaliação diagnóstica de fluência leitora, ferramenta eficiente para o professor estabelecer as estratégias pedagógicas
A Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) recebeu nesta quinta-feira, 11, os resultados do programa Alfabetiza Mais Tocantins, parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A apresentação foi feita por técnicos da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), durante reunião na sede da Semed, com a participação da secretária da Educação, Anice Moura, da superintendente de Gestão Escolar, Maria Antonia de Almeida, e da secretária-executiva Cândida Arruda.
De acordo com o Mapa da Alfabetização, Palmas alfabetizou 56,97% das crianças do 2º ano do ensino fundamental, o que corresponde a 2.057 alunos entre 3.611 matriculados. O índice coloca a Capital na 8ª posição entre as capitais brasileiras.
Também foram apresentados os dados referentes a 2025 da avaliação diagnóstica de fluência leitora, considerada uma ferramenta eficiente para o professor estabelecer as estratégias pedagógicas a serem adotadas em sala. Considerando fatores como precisão, automaticidade e prosódia, a avaliação classifica os estudantes em pré-leitores (com quatro níveis), leitores iniciantes e fluentes.
Segundo o mapa, Palmas tem sua maior concentração de pré-leitores no nível 4, o que torna acessível e próxima a ascensão ao nível de leitores iniciantes. No quesito participação, foram avaliadas 3.494 crianças das 3.791 matriculadas no segundo ano. Também foi apresentado o ranking com as escolas que apresentam os menores índices de fluência leitora e maior quantidade de pré-leitores, que demandam olhar prioritário da gestão.
A diretora de Políticas Educacionais e Parcerias com Municípios da Seduc, Francinete Ribeiro Fonseca, destacou a importância da parceria com o município. “Através da elevação da qualidade do ensino, é possível otimizar a alocação de recursos, incluindo o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para investimentos no setor educacional, por exemplo. Esta oportunidade se apresenta para aprofundar essa relação, com o objetivo de aprimorar a aprendizagem dos estudantes de Palmas e do Estado”, afirmou.
O resultado das avaliações foi recebido com otimismo pela secretária da Educação de Palmas, Anice Moura, vislumbrando a possibilidade de traçar metas e estratégias eficazes para a implementação de uma política educacional de qualidade e inclusiva. “Ao analisar nossas práticas, verificaremos se estamos no caminho certo. Acreditamos no potencial de progresso de Palmas, impulsionados pela infraestrutura existente, pela dedicação dos profissionais e pela qualificação dos servidores. O conhecimento acumulado, aliado à chegada de novos servidores aprovados em concurso público, e o foco da gestão no aspecto pedagógico fortalecem essa perspectiva. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas estamos confiantes no futuro da educação em Palmas”, disse.
Texto: Rogério Franco
Edição: Iara Cruz


Comentários estão fechados.