A Escola Municipal Jorge Amado, uma das cinco unidades que ofertam Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal de ensino de Palmas, ganhou mais um novo aluno nesta modalidade, o aposentado Abidias Bispo Melo, que com 70 anos entrou em uma sala de aula pela primeira vez como estudante. A timidez dos primeiros dias deu lugar ao desejo de uma mudança na história aguardada por sete décadas.
Natural da cidade de Paranã (TO), a jornada de Abidias até a sala de aula foi longa. Nascido em uma época em que o trabalho pesado tinha mais prioridade que os cadernos, perdeu os pais ainda criança e foi criado junto com outros nove irmãos pelos tios. Ele relembra que, por muitos fatores, nunca teve a oportunidade de ser alfabetizado.
“Fui criado trabalhando na roça, em serviço pesado e o estudo foi ficando para trás, mas tinha esse desejo de poder começar os estudos para não ficar dependendo de outras pessoas para fazer as coisas”, conta. Ele destaca que a busca pela autonomia e independência foi o que o motivou a se matricular na EJA. “Com o passar dos anos, as coisas vão ficando mais difíceis. E tudo depende do conhecimento para fazer um pagamento, viajar sozinho e usar as tecnologias do celular”, conta.
Abidias se aposentou como pedreiro e foi com essa profissão que criou os seus dois filhos. Ele conta com orgulho que os filhos chegaram à faculdade e concluíram suas graduações e finaliza afirmando que pretende concluir a alfabetização na EJA para conseguir outro sonho, que é o de obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Matrículas EJA
A diretora da unidade, Léia Rezende, ressalta que o programa está com matrículas abertas e que os interessados podem se dirigir até a escola, localizada próxima à Estação Javaé, em Taquaralto, para se matricular. “Ficamos muito felizes de receber o senhor Abidias. São essas histórias de vida que nos motivam a continuar com esse trabalho. Temos uma equipe muito bem preparada e animada para estimular esses alunos que, às vezes, deixam os estudos por fatores sociais, por falta de um material ou de um caderno. Aqui nós estamos prontos para servir e ajudar no que for preciso”, ressalta.
Unidades educacionais
Além da Escola Municipal Jorge Amado, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação, oferta essa modalidade de ensino em outras quatro escolas, são elas: Escola Municipal Beatriz Rodrigues, na Arno 42, (405 Norte), Escola Municipal Antônio Carlos Jobim, na Arse 122 (1206 Sul), Escola Municipal Aurélio Buarque, no Jardim Aureny I, e na Escola Municipal Maria Júlia Amorim, no Jardim Aureny III.
Todas essas unidades estão com vagas disponíveis. As aulas ocorrem no período noturno, das 19 às 22 horas, de segunda a quinta-feira. Além do conteúdo pedagógico, os alunos contam ainda com um jantar, que é servido antes da aula, às 18h45.
Texto: Taygo Mello
Edição: Iara Cruz
1/1
1/2
1/1
27/08/2025 - 20:24 • Atualizado em 27/08/2025 - 20:35 Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados…
O Senado aprovou nesta quarta-feira (27) o projeto de lei que cria regras para a…
27/08/2025 - 18:47 Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados A Comissão do Esporte tem uma subcomissão…
Servidores que atuam na iluminação pública de Palmas participam de curso de Segurança em Serviço…
A Comarca de Ananás está funcionando em regime de atendimento especial desde a última quinta-feira…
Palmas terá serviço de acolhimento familiar destinado a crianças e adolescentes em situação de risco…