Em ação de cidadania, Judiciário já promoveu o casamento civil de mais de 140 casais na comarca de Porto Nacional


“Eu sempre falei para a mãe dela: um dia eu coloco uma aliança no dedo da sua filha. E agora estou realizando esse sonho”. Depois de 24 anos juntos, Valdivino Ferreira Santos e Rosângela Messias finalmente se casaram nesta quinta-feira, 11 de janeiro de 2024. A data vai ficar marcada na vida de 14 casais de Porto Nacional, que com a ajuda do Judiciário tiveram a oportunidade de realizar o sonho de oficializar a união. 

O casamento comunitário faz parte do projeto Cejusc para Todos, que em parceria com a diretoria de Fórum e o Cartório de Registro Civil, possibilita a realização gratuita do casamento civil a casais de baixa renda. A iniciativa já permitiu que 144 casais da Comarca de Porto Nacional pudessem dizer o tão sonhado “sim” desde 2022. “O tribunal assume o ônus desses casamentos e, com essas cerimônias, traz dignidade às famílias”, destacou o juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em substituição, Jordan Jardim.

Mulher branca com vestido branco cabelo preto e homem branco com blusa social e calça branca assinam documento de casamento

Ester Sousa e David Prado tiveram a oportunidade de casar na cerimônia realizada nesta quinta-feira, no auditório do Tribunal do Júri, no Fórum de Porto Nacional. Há quatro anos juntos, o jovem casal ressaltou que a oficialização da união só foi possível graças ao projeto do Judiciário. “A gente sempre sonhou em casar, mas não tínhamos condições financeiras; quando ficamos sabendo do projeto viemos logo aqui no Fórum para participar. É mais uma etapa concluída para nós, que já temos um filhinho de 2 anos e 4 meses”, disse Ester. “Estar casado no civil faz muita diferença, é uma questão familiar, o casamento tem um peso e era o que a gente precisava”, complementou David. 

Prestigiando a cerimônia, a corregedora-geral da Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, destacou a “brilhante iniciativa do Cejusc” e desejou felicidades aos casais. “Desejo que o respeito, a compreensão e o carinho guiem cada passo; que vocês cultivem relações sólidas e duradouras”, disse. 

Participaram da solenidade o juiz de direito Alessandro Hoffman, representando a diretoria do Fórum; a oficiala do Cartório de Registro Civil de Porto Nacional, Odete Miotti Fornari; e a juíza de Paz Fabiane Gomes.

Agenda

Nesta sexta-feira (12/01), será realizada a última cerimônia da 4ª etapa de casamentos comunitários da comarca de Porto Nacional. O evento será sediado no Fórum, com a participação de 17 casais.



FONTE

Comentários estão fechados.