Categories: Estado

Em ação de cidadania, Judiciário já promoveu o casamento civil de mais de 140 casais na comarca de Porto Nacional


“Eu sempre falei para a mãe dela: um dia eu coloco uma aliança no dedo da sua filha. E agora estou realizando esse sonho”. Depois de 24 anos juntos, Valdivino Ferreira Santos e Rosângela Messias finalmente se casaram nesta quinta-feira, 11 de janeiro de 2024. A data vai ficar marcada na vida de 14 casais de Porto Nacional, que com a ajuda do Judiciário tiveram a oportunidade de realizar o sonho de oficializar a união. 

O casamento comunitário faz parte do projeto Cejusc para Todos, que em parceria com a diretoria de Fórum e o Cartório de Registro Civil, possibilita a realização gratuita do casamento civil a casais de baixa renda. A iniciativa já permitiu que 144 casais da Comarca de Porto Nacional pudessem dizer o tão sonhado “sim” desde 2022. “O tribunal assume o ônus desses casamentos e, com essas cerimônias, traz dignidade às famílias”, destacou o juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em substituição, Jordan Jardim.

Ester Sousa e David Prado tiveram a oportunidade de casar na cerimônia realizada nesta quinta-feira, no auditório do Tribunal do Júri, no Fórum de Porto Nacional. Há quatro anos juntos, o jovem casal ressaltou que a oficialização da união só foi possível graças ao projeto do Judiciário. “A gente sempre sonhou em casar, mas não tínhamos condições financeiras; quando ficamos sabendo do projeto viemos logo aqui no Fórum para participar. É mais uma etapa concluída para nós, que já temos um filhinho de 2 anos e 4 meses”, disse Ester. “Estar casado no civil faz muita diferença, é uma questão familiar, o casamento tem um peso e era o que a gente precisava”, complementou David. 

Prestigiando a cerimônia, a corregedora-geral da Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, destacou a “brilhante iniciativa do Cejusc” e desejou felicidades aos casais. “Desejo que o respeito, a compreensão e o carinho guiem cada passo; que vocês cultivem relações sólidas e duradouras”, disse. 

Participaram da solenidade o juiz de direito Alessandro Hoffman, representando a diretoria do Fórum; a oficiala do Cartório de Registro Civil de Porto Nacional, Odete Miotti Fornari; e a juíza de Paz Fabiane Gomes.

Agenda

Nesta sexta-feira (12/01), será realizada a última cerimônia da 4ª etapa de casamentos comunitários da comarca de Porto Nacional. O evento será sediado no Fórum, com a participação de 17 casais.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Audiência vai celebrar 50 anos do ensino superior em cooperativismo — Senado Notícias

A Comissão de Educação (CE) vai promover uma audiência pública sobre os 50 anos do…

9 minutos ago

Em Palmas, estudantes da rede municipal são homenageados em momento cívico | Prefeitura Municipal de Palmas

Em Palmas, estudantes da rede municipal são homenageados em momento cívico Equipes conquistaram segundo e…

23 minutos ago

Prefeitura de Palmas lançará Centro Esportivo do setor Irmã Dulce com presença do ministro do Esporte, André Fufuca | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas lançará Centro Esportivo do setor Irmã Dulce com presença do ministro do…

51 minutos ago

Senadora Dorinha destaca importância da promulgação da Emenda Constitucional que fortalece o municipalismo • Senadora Professora Dorinha

A senadora Professora Dorinha (União) comemorou a promulgação da Emenda Constitucional 136, nesta terça-feira, 09,…

1 hora ago

Saúde de Palmas intensifica vacinação de adolescentes de 15 a 19 anos contra a HPV | Prefeitura Municipal de Palmas

Saúde de Palmas intensifica vacinação de adolescentes de 15 a 19 anos contra a HPV…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas participa da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas participa da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial Evento reúne…

2 horas ago