Em Brasília, Tribunal de Justiça do Tocantins participa do Conip 2025 com apresentação de case finalista no prêmio
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) marcou presença na 20ª edição do Congresso de Inovação do Poder Judiciário e Órgãos de Controle (Conip JUD 2025), realizada em Brasília-DF, nos dias 27 e 28 de agosto. Entre os destaques da participação esteve a apresentação do case da Gestão Integrada das Serventias Extrajudiciais com Linguagem Inteligente (Giseli), solução de inteligência artificial desenvolvida pelo Poder Judiciário do Tocantins, que foi finalista do Prêmio Conip de Excelência em Gestão Pública.
“O Conip é um dos principais espaços de debate sobre inovação tecnológica no Brasil. Para nós, é uma honra apresentar soluções desenvolvidas pela nossa equipe e compartilhar experiências com instituições de todo o país”, destacou a diretora de Tecnologia da Informação do TJTO, Alice Carla Setúbal.
O Conip Judiciário e Controle faz parte do Congresso de Inovação do Poder (Conip), um espaço de discussão criado há mais de 20 anos para debater, inspirar tendências e apresentar estudos de caso de tecnologia em gestão pública de todo o Brasil.
Cases apresentados pelo TJTO
Durante o evento, os servidores da Dtinf apresentaram cases que reforçam o compromisso do TJTO com a inovação tecnológica e a modernização do serviço público.
Visão das CIOs: a diretora Alice Carla participou do painel com foco nos desafios da escassez de mão de obra especializada no serviço público, abordando estratégias inovadoras para capacitação e retenção de talentos.
Credenciar: apresentado por Helivan Araújo Lopes, o sistema otimiza o gerenciamento de profissionais credenciados, como médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros prestadores de serviços não contínuos.
Giseli: o servidor Harly Carreiro Varão apresentou a solução de inteligência artificial que permite uma correição inteligente de documentos extrajudiciais, aumentando a eficiência e a segurança dos processos.
Reconhecimento nacional
O Prêmio Conip de Excelência em Gestão Pública reconhece as melhores iniciativas que utilizam tecnologia da informação para inovar e melhorar os serviços públicos.
A seleção do case Giseli como finalista reafirma o compromisso do TJTO com a transformação digital e a entrega de soluções modernas e eficazes para a sociedade.
A participação no Conip 2025 consolidou a posição do TJTO como referência nacional no uso da tecnologia para modernizar a Justiça, otimizar processos e oferecer um serviço público de excelência à população tocantinense.
Sobre o Conip JUD
O Conip Judiciário e Controle faz parte do Congresso Nacional de Inovação na Gestão Pública e Transformação Digital (Conip 2025), um espaço de discussão criado há mais de 20 anos para debater, inspirar tendências e apresentar estudos de caso de tecnologia em gestão pública de todo o Brasil. Um de seus principais objetivos é contribuir para a conscientização da necessidade de transformação da jornada dos operadores do Poder Judiciário e dos órgãos de controle, auxiliando no uso das melhores ferramentas e apresentando estudos de caso e tecnologias para maior fluidez nos processos.
Participação
Acompanharam a diretora Alice os servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação (Dtinf): Ângelo Stacciarini (chefe da Divisão de Sistemas), Helivan Araújo Lopes (analista de sistemas) e Harly Carreiro Varão (técnico judiciário).
Também participaram representantes da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS), o juiz auxiliar supervisor dos Serviços Notariais e de Registro, Marcelo Laurito Paro; coordenadora dos Serviços Notariais e de Registro, Carla Rejany Pimenta de Andrade; e os assessores de tecnologia, Newton Lopes de Figueiredo Neto e Filipe Ferreira Sousa.
Integrantes da equipe de desenvolvimento da Giseli prestigiaram o evento: Luan Coelho de Souza (analista de API), Fernando Henrique Lima Soares e Fernando Barroso Noleto (desenvolvedores de sistemas extrajudiciais) e Fernando Américo da Silva Brito (analista de sistemas).
Comentários estão fechados.