Categories: Estado

Em Gurupi, vice-presidente do TJTO entrega doações de computadores para unidades prisionais e veículo para fórum da Comarca


“Ao disponibilizar esses 34 computadores, estamos contribuindo para um sistema prisional mais inclusivo e humano”, destacou a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Ângela Prudente, durante entrega de doação de 34 computadores e nobreaks para a Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju), nesta quinta-feira (10/8), em Gurupi. Na oportunidade, também  foi entregue um veículo Ford Ranger para atender à Diretoria do Fórum da Comarca.

Os 34 computadores e nobreaks serão utilizados nos atendimentos realizados pelas unidades prisionais da região, sendo 20 para a Unidade de Segurança Máxima de Cariri, 12 para a Casa de Prisão Provisória de Gurupi e dois para a Fazenda Agropecuária Penal.

Integração

Segundo a vice-presidente, além do  viés ressocializador, os equipamentos proporcionarão um impacto positivo nas rotinas administrativas das unidades prisionais e enfatizou a importância da integração do Poder Judiciário com o Sistema de Justiça. “Hoje o Tribunal de Justiça se une à Secretaria da Cidadania e Justiça em um gesto de solidariedade e compromisso com a ressocialização e a reintegração dos indivíduos privados de liberdade”, ressaltou.

A diretora do  Fórum da Comarca de Gurupi, juíza Edilene Amorim, reforçou a necessidade de haver integração entre as instituições. “Não se faz segurança pública sem integração. Hoje estamos felizes de ver que as nossas unidades vão receber um material de primeira linha”.

Ao agradecer a doação dos computadores, o secretário da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim, destacou o apoio que o TJTO tem dado ao sistema prisional. “Esse já é o segundo termo de doação que recebemos. Vem nos beneficiando muito, atendendo às nossas unidades”, citou, acrescentando que os equipamentos entregues vão ajudar bastante na administração das  três unidades contempladas, melhorando a qualidade do trabalho prestado na região.

Presente ao evento, o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO) de Gurupi, Vitor Augusto Schimitz, que foi estagiário na Central de Medidas e Penas Alternativas do Fórum de Gurupi, falou do avançou e da parceria do TJTO com trabalho da polícia penal. De acordo com ele, esses avanços contribuem para o aprimoramento dos trabalhos e maior agilidade na prestação de serviços pelos advogados aos jurisdicionados.

Segundo a diretora de Tecnologia da Informação do TJTO, Alice Carla Setúbal, o objetivo das doações é contribuir com o Sistema de Justiça para a melhoria dos serviços, visto que o órgão também utiliza o sistema de processo eletrônico do Tribunal de Justiça. 

Todos os equipamentos são modernos, estão em bom estado de conservação e em pleno funcionamento, sendo possível a doação graças à atualização do parque tecnológico do Judiciário, que tem uma política de substituição de, no máximo, três anos.

Veículo

A vice-presidente do TJTO também fez a entrega das chaves do veículo oficial Ford Ranger à juíza Edilene Amorim, diretora do  Fórum da Comarca, que,  ao agradecer, disse que o transporte vai ajudar nos deslocamentos, de forma mais segura, até outros distritos que fazem parte da Comarca.

Diante da necessidade de renovação da frota do Tribunal e de demanda da Comarca de Gurupi, o diretor administrativo do TJTO, Ronilson Pereira da Silva, falou que a Presidência entendeu a necessidade e foi adquirido veículo para atender, com segurança, a Comarca e toda sua jurisdição.

Visita à obra

Após a solenidade no Fórum de Gurupi, a vice-presidente e a juíza diretora do Fórum, acompanhadas de magistrados (as), diretores (as) do TJTO, servidores (as) e advogados (as), visitaram as obras do prédio da nova sede da Comarca, prevista para ser entregue no final do próximo ano.

Além de acompanhar o andamento das obras, a desembargadora Ângela Prudente, que também é presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do PJTO, teve o interesse de verificar a questão da sustentabilidade. O prédio vai contar com fornecimento de energia com placas solares e reservatório de água da chuva.

Presenças

Também participaram da solenidade o coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos do TJTO, João Ornato Benigno Brito, os juízes da Comarca: Miriam Dourado, Nassib Cleto Mamud, Jossaner Nogueira, Baldur Rocha, Nilson Afonso e Gerson Azevedo; além de servidores e convidados.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

pecuarista é condenado a mais de 14 anos de prisão por tentativas de homicídio contra médico e enfermeira em unidade de saúde

O Tribunal do Júri da Comarca de Pedro Afonso condenou, nesta terça-feira (11/11), o pecuarista…

1 dia ago

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 21 de novembro | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 21 de novembro Serviços essenciais seguem funcionando…

1 dia ago

Prefeitura de Palmas firma contratos de alimentação para atender Centros de Referência, conselhos e serviços de fortalecimento de vínculos | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas firma contratos de alimentação para atender Centros de Referência, conselhos e serviços…

1 dia ago

Inteligência Artificial e Justiça são abordados em painéis temáticos no terceiro dia do Congresso Internacional em Direitos Humanos

O terceiro dia do XVIII Congresso Internacional em Direitos Humanos trouxe reflexões sobre os avanços…

1 dia ago

Diplomação de novos doutores e premiação de acadêmicos marcam encerramento de Congresso Internacional em Direitos Humanos no TJTO

O XVIII Congresso Internacional em Direitos Humanos foi encerrado, nesta sexta-feira (14/11), com a entrega…

1 dia ago

Alunos da rede municipal de ensino se destacam no Festival de Causos e Poesia Declamada do Sesc Tocantins | Prefeitura Municipal de Palmas

Alunos da rede municipal de ensino se destacam no Festival de Causos e Poesia Declamada…

1 dia ago