Em mais uma edição do Junho Ambiental, Judiciário do Tocantins terá programação voltada ao incentivo de práticas sustentáveis


De olho nas mudanças climáticas, que impactam no aumento da temperatura global, causando inundações e outros problemas que podem afetar a vida dos seres humanos e organismos do planeta, o Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) realizará mais uma edição do Junho Ambiental, no período de 1º a 30 de junho. A iniciativa, alusiva ao Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, busca contribuir para a preservação do planeta, incentivando ações voltadas à sustentabilidade.

Por isso, durante todo o mês de junho, várias ações serão desenvolvidas e contará com o envolvimento de magistrados(as), servidores(as), colaboradores(as), terceirizados(as), voluntários(as), estagiários(as) e comunidade em geral.

A programação começa com a iluminação do prédio do TJTO, que ficará na cor verde no período de 1º a 30 de junho.

 

Alvorada Sustentável

Nos dias 4 e 5/6, abrindo oficialmente a programação do mês, haverá agenda ambiental na Comarca de Alvorada, por meio do projeto “Alvorada Sustentável 2024”. A ação faz parte do Programa de Coleta Seletiva Solidária, implantado na Comarca em 2021, destinado a auxiliar na implementação da política de responsabilidade socioambiental instituída pela Resolução CNJ nº 400/2021 e no Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Tocantins.

Na programação do “Alvorada Sustentável”, no dia 4/6, haverá ações em comemoração ao “Dia Nacional da Educação Ambiental” e limpeza da Orla da Lagoa da Ema e acompanhamento e recuperação da vegetação nativa do reservatório. No dia 5 está prevista a ação do “Drive thru da Coleta Seletiva”, seguindo com a abertura oficial do projeto Junho Ambiental do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, entrega de bicicletas aos alunos contemplados nas escolas e colégios participantes do projeto Alvorada Sustentável 2024, entre outras atividades. A agenda em Alvorada contará com a presença da vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Ângela Prudente.

 

Feira Ecosolidária

No dia 6/6 está prevista mais uma edição da Feira Ecosolidária, a ser realizada por meio da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa), alinhada às diretrizes previstas na Resolução CNJ nº 400/2021, ao Plano de Logística Sustentável e as normas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Seminário Socioambiental

Nos dias 13 e 14/6 está prevista a realização do IV Seminário de Gestão Socioambiental: Atuação em rede e prol do lixão zero no Tocantins, com palestras no auditório do TJTO, com a participação de especialistas renomados nessa temática. Toda a comunidade está convidada para inscrever e participar do evento.

Ainda no dia 14/6, acontecerá o 2º Encontro de Magistrados e Secretários dos Foros, com premiação das comarcas que economizaram água, energia, telefonia e impressão.

O cronograma de atividades segue com a visita ao Hospital do Amor, no dia 14/6, em Palmas, onde serão entregues lacres e tampinhas que serão revertidos em recursos para ajudar na obra da instituição que atende paciente com câncer.

 

Drive-thru

Encerrando as ações do mês dedicado à sustentabilidade e ao meio ambiente, será realizado o “Drive-thru da Coleta Seletiva Solidária”. Realizado pelo Poder Judiciário do Tocantins, por meio da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa), o evento conta com a parceira da Rede TO Sustentável.

A rede é coordenada pelo TJTO, sendo composta pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Agência Tocantinense de Saneamento (ATS); Prefeitura de Palmas; Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Defensoria Pública Estadual (DPE); Ministério Público do Tocantins (MPE); Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Energisa.

 

Junho Ambiental

A programação do Junho Ambiental está sob a responsabilidade da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa) e conta com o apoio da Presidência do TJTO, Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), Diretoria Administrativa, Diretoria de Comunicação Social, Diretoria de Infraestrutura e Obras, Assessoria Militar (Asmil), Diretoria Geral, Diretorias de Fóruns, membros da Rede TO Sustentável, entre outros.



FONTE

Comentários estão fechados.