Em clima de alegria e imaginação, a Rede Municipal de Ensino de Palmas iniciou, nesta segunda-feira, 6, a programação da Semana da Criança e Jogos da Infância 2025, com atividades lúdicas e educativas em todos os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas que atendem o público infantil.
Durante toda a semana, as unidades escolares se transformam em ambientes de fantasia e descobertas, com dias temáticos, brincadeiras tradicionais, oficinas de arte, circuitos psicomotores, contação de histórias, apresentações culturais, piqueniques, gincanas, desfiles de fantasias, garantindo momentos de alegria e aprendizado. Entre as atividades mais esperadas estão os Dias do Cabelo Maluco, do Pijama, da Fantasia, do Circo e o Banho de Mangueira, que prometem encher os pátios de cores e alegria.
Nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), as equipes pedagógicas se dedicaram a criar programações diversificadas, adaptadas à faixa etária e ao contexto de cada unidade. No Cmei Cantiga de Ninar, por exemplo, cada dia da semana traz um tema diferente — como o ‘Dia da Fantasia’ e o ‘Dia do Circo’ — com desfiles, danças e contação de histórias. Já o Cmei Matheus Henrique de Castro celebra a data com o aniversário da unidade, banho de mangueira, brincadeiras de infância e o tradicional baile à fantasia.
O Cmei João e Maria realiza uma sequência de dias temáticos, como o ‘Dia das Aventuras Brincantes’ e o ‘Dia Super Fantástico’, com direito a desfiles, circuitos e piquenique. Em Taquaruçu, o Cmei Cantinho Feliz aposta no resgate das brincadeiras regionais e sensoriais, como o ‘Cesto de Tesouros’, ‘Caixa Musical com Materiais Naturais’ e ‘Oficina de Brinquedos com Sucata’.
As Escolas de Tempos Integral (ETIs) do campo Aprígio Thomaz de Matos, João Beltrão e Marcos Freire também prepararam atividades especiais, unindo o brincar à aprendizagem, com oficinas de brinquedos não estruturados, circuitos de obstáculos, banhos de lona, apresentações artísticas e ações em parceria com o Sesc.
Para a diretora de Educação Infantil, Jordana Jácome, a proposta da Semana da Criança e dos Jogos da Infância é reforçar a importância da brincadeira na infância, integrando o corpo, a emoção e o pensamento. “O brincar é um direito é uma forma de aprender sobre o mundo. Nesta semana, a alegria das crianças toma conta dos Cmeis e das escolas e reafirma o compromisso da rede municipal com uma educação encantadora, que valoriza o lúdico e o afeto”, destaca.
Texto: Vania Machado
Edição: Denis Rocha
1/1
1/1
Guarda Ambiental de Palmas resgata Tamanduá Bandeira em condomínio rural Animal estava acuado por cães…
Prefeitura de Palmas disponibiliza telhas na ação emergencial para atender famílias atingidas por vendaval no…
Primeira-dama de Palmas instala gabinete de crise para ações imediatas em resposta ao vendaval que…
Prefeito Eduardo Siqueira Campos decreta situação de emergência e regulamenta apoio às famílias do Jardim…
Prefeitura de Palmas recupera 15 avenidas em uma semana na Operação Tapa-Buracos As frentes de…
Prefeitura orienta servidores a verificarem validação do Censo Cadastral até 15 de janeiro Mais de…