Em parceria com moradores, Prefeitura de Palmas discute vocação turística de Taquaruçu Grande | Prefeitura Municipal de Palmas
Em parceria com moradores, Prefeitura de Palmas discute vocação turística de Taquaruçu Grande
Na tarde de quinta-feira, 3, a Agência Municipal de Turismo da Capital propôs atualização do inventário turístico da região
A região de Taquaruçu Grande, localizada na zona rural de Palmas, tem paisagens naturais de tirar o fôlego e uma população engajada, que aposta no desenvolvimento sustentável como estratégia para crescer com identidade própria. Na tarde da última quinta-feira, 3, produtores locais se reuniram com a presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Ana Paula Setti Nogueira, num encontro marcado pela escuta ativa e construção conjunta.
Proprietário de uma estância na região, Gilson Rocha possui em sua propriedade quatro belas cachoeiras e vê potencial de exploração sustentável deste atrativo. “Nosso sonho é que nossa propriedade possa ser visitada de forma organizada, com respeito ao meio ambiente e trazendo renda para a região”, disse.
Para o mediador do encontro e membro da comunidade, jornalista Ruy Bucar, “o turismo pode ser um caminho de desenvolvimento, mas queremos que ele aconteça com a nossa cara, com o nosso ritmo e com o nosso jeito de viver. Queremos construir um turismo que respeite a natureza, valorize nossa cultura e gere oportunidades para quem vive aqui”, destacou.
Durante o diálogo, a presidente da Agtur propôs a atualização do inventário turístico da comunidade. “Precisamos conhecer o novo que está surgindo aqui. Vamos construir juntos esse processo, de forma que faça sentido para vocês”, afirmou Ana Paula, destacando a importância da participação popular. A proposta foi aceita pela comunidade.
Vocação turística
Entre as vocações apontadas pela comunidade estão o turismo de aventura, de contemplação e o turismo religioso.
Taquaruçu Grande fica situado a leste da Capital, ao longo da BR-010, saída para Aparecida do Rio Negro, integrando o cinturão verde de Palmas. A região fica na Área de Proteção Ambiental (APA) do Lajeado.
Texto: Josiane Mendes
Edição: Iara Cruz

Comentários estão fechados.