Categories: Estado

Eproc terá parada técnica neste fim de semana, entre as novidades está a   implementação de Inteligência Artificial (IA)


O Sistema de Processo Eletrônico – Eproc terá nova parada técnica no Poder Judiciário do Tocantins, neste fim de semana, entre às 0h de sábado (18/11) até às 0h de domingo (19/11), promovendo assim a atualização da plataforma para a versão 9.5, seguindo o padrão nacional. A nova versão traz avanços importantes, a exemplo da implementação da primeira Inteligência Artificial do Eproc no Tocantins. 

A ferramenta cumpre a Meta 10, estabelecida pelo Plano de Gestão para o biênio 2023/202 do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), alinhado às políticas de inovação do programa Justiça 4.0 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Sobre a IA 

A nova ferramenta é uma IA classificatória, que em seu pleno funcionamento, indicará automaticamente, no ato da petição inicial (início do processo judicial), a qual assunto e classe a ação judicial se enquadra. Neste primeiro momento, apenas usuários internos – magistrados (as) e servidores (as) – terão acesso à nova ferramenta, cujo a implementação é fruto de uma atuação conjunta entre a Diretoria de Tecnologia da Informação (Dtinf) e a Diretoria Judiciária (Dijud), com a colaboração do Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4).

A atualização, de acordo com o diretor judiciário do TJTO, Wallson Brito da Silva, acontece com a finalidade de otimizar o acesso e a experiência dos(as) usuários(as), tornando pesquisas mais objetivas e análises simplificadas. “Atualmente quem faz a classificação dos processos no cadastramento no Eproc são os próprios usuários. Mas ao longo do tempo, notou-se que, muitas vezes, não há o entendimento e devido cuidado no preenchimento correto do assunto das petições, de acordo com os campos exibidos no sistema. Com isso, os (as) servidores do Poder Judiciário é quem fazem essas devidas correções. A chegada da IA vem auxiliar nessas correções e contribuir na agilidade”, ressalta.

Na prática, explica a assessora do Núcleo de Parametrização da Dijud, Kellen Stakoviak, a Inteligência Artificial no sistema Eproc vai contribuir diretamente no cadastramento e classificação das tabelas processuais e, consequentemente, nos relatórios estatísticos oficiais do TJTO.

“Todo processo tem uma classe e um assunto processual. Classe seria o ‘nome’ do processo, como um inquérito policial ou uma execução fiscal da Fazenda Pública. Já o assunto é o motivo pelo qual o Poder Judiciário foi acionado. No Eproc, a Inteligência Artificial vai fazer uma triagem automática das petições, identificando termos, palavras e vocábulos em comum nas classes e assuntos processuais. Então se, por exemplo, a Defensoria ou a Polícia solicitar uma medida protetiva, a IA vai, automaticamente, identificar essa solicitação como assunto processual e classificar a petição na tabela correspondente à violência doméstica”, explica.

Para o esclarecimento de dúvidas, a equipe do suporte do Eproc ficará disponível através dos seguintes contatos: Telefone: (63) 99989-1766 e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 31/10 a 7/11

Portaria Nº 3586/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 23 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…

4 horas ago

TJTO abre seleção para vaga de desembargador pelo critério de antiguidade

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) abriu o processo de seleção para o preenchimento…

5 horas ago

Histórias de superação inspiram mais de 140 servidoras durante roda de conversa sobre saúde feminina no 2º Chá com Mulheres do TJTO

“Coleciono milagres, mas, se pudesse escolher, gostaria de não colecioná-los”, disse a paciente oncológica, Liliane…

6 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza aulas de campo com alunos do Sesc no Aureny III | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza aulas de campo com alunos do Sesc no Aureny III Visitas…

7 horas ago

Estado é condenado a reembolsar família de paciente falecido durante a pandemia de Covid-19 por despesas de UTI particular

O juiz Nassib Cleto Mamud, da 1ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Gurupi,…

7 horas ago

Programa de conversão de multas ambientais da Prefeitura de Palmas permite transformar valores em ações concretas de cuidado com a natureza | Prefeitura Municipal de Palmas

Programa de conversão de multas ambientais da Prefeitura de Palmas permite transformar valores em ações…

7 horas ago