Escola de Tempo Integral de Palmas adere a Projeto Círculo da Paz do TJTO | Prefeitura Municipal de Palmas
Escola de Tempo Integral de Palmas adere a Projeto Círculo da Paz do TJTO
Iniciativa utiliza abordagens como escuta ativa e responsabilização coletiva para trabalhar temáticas do cotidiano estudantil, como o bullying e interesse escolar
A Prefeitura de Palmas reconhece a validade de práticas de escuta ativa e fortalecimento de vínculos para prevenção evasão e violência escolar. Por isso, a Escola de Tempo Integral (ETI) Professora Margarida Lemos, localizada no setor Lago Sul, aderiu às ações socioeducativas do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO). A iniciativa, que integra o Projeto Círculo da Paz, utiliza práticas de justiça restaurativa para abordar temas como bullying, interesse escolar e outros assuntos que envolvem a comunidade estudantil, com a participação ativa dos alunos e equipe técnica da unidade de ensino.
Conforme a diretora da ETI, Marli Cristina Oster, os profissionais da unidade já participaram de rodas de conversa em que foram discutidas as propostas a serem implementadas a partir do mês de setembro. “A nossa adesão ao projeto tem como finalidade resgatar o interesse escolar, tendo em vista que encontramos a situação da infrequência escolar, e, então, a direção junto com a equipe multidisciplinar vem buscando traçar estratégias de parcerias para sanar essa situação.”
Ela destacou ainda que a parceria com os facilitadores do Nupemec possibilitará ampliar o debate fundamental de resgate da importância da vida escolar, além de abranger outras temáticas que são essenciais para o fortalecimento de uma educação pública, inclusiva e de qualidade.
Encontros
O projeto prevê a realização de três encontros temáticos ao longo do período, nos quais os estudantes terão a oportunidade de debater questões do dia a dia escolar sob a mediação de facilitadores do Nupemec. A metodologia do Círculo da Paz busca estimular o diálogo, a escuta ativa e a responsabilização coletiva, fortalecendo vínculos e prevenindo situações de violência.
Texto: Taygo Mello
Edição: Juliana Matos
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