Escola Municipal Maria Júlia em Palmas promove aulas de judô e vôlei para estudantes de seis a 16 anos | Prefeitura Municipal de Palmas
Escola Municipal Maria Júlia em Palmas promove aulas de judô e vôlei para estudantes de seis a 16 anos
A capital é uma das cidades beneficiadas pelo projeto Cultivar Esportes que atende 1500 crianças e adolescentes no Brasil
A Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares Rodrigues, localizada no Jardim Aureny III, promove no dia 7 de agosto, a partir das 19 horas, o lançamento oficial do projeto Cultivar Esportes, uma iniciativa que visa beneficiar crianças e adolescentes com aulas gratuitas de judô e vôlei. Durante a solenidade, também haverá a entrega dos uniformes e kimonos aos 140 participantes. A iniciativa conta com o apoio do apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed).
A escola já oferta os treinamentos prioritariamente a estudantes do 6º ao 9º ano, embora não haja um limite fixo de séries. Para participar, é necessário manter um bom comportamento, desempenho escolar satisfatório e comprometimento com os treinos. As atividades extraclasses acontecem no contraturno das aulas e, mesmo durante as férias, não foram interrompidas.
O projeto foi iniciado em fevereiro de 2025 por meio de parceria com Instituto Mais Ação e patrocínio da Motiva Aeroportos, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Os participantes recebem uniformes completos e têm acesso à formação esportiva que prevê, além de aulas, participação em amistosos, festivais e passeios culturais, proporcionando uma experiência completa de desenvolvimento.
O diretor da Escola Municipal Maria Júlia, Júbio Pereira Pinto, explica que entre as demandas que recebeu ao assumir a direção da unidade, uma das mais urgentes era a falta de materiais esportivos, essenciais para o pleno desenvolvimento das atividades físicas escolares. Foi nesse contexto que recebeu o contato do representante do projeto Cultivar Esportes, que de forma gratuita oferecia os uniformes, kimonos, bolas, tatames e redes, além de professores especializados. A contrapartida da escola seria a estrutura física e o envolvimento dos alunos.
“Reconheci de imediato o potencial da iniciativa e sua importância para nossa comunidade escolar. Organizamos o espaço, divulgamos entre os alunos e iniciamos as atividades em março. Desde então, os treinos de judô e voleibol ocorrem regularmente e têm sido um sucesso entre os estudantes. Valorizamos essa parceria, que fortalece o esporte e valores como disciplina, respeito e superação”, disse.
O Instituto Mais Ação já celebrou parcerias em cidades como Londrina (PR), Navegantes (SC), Pelotas (RS), Petrolina (PE), São José dos Pinhais (PR), São Luís (MA) e Teresina (PI), totalizando 1.500 meninas e meninos entre seis e 16 anos praticando diversas modalidades.
Texto: Rogério Franco
Comentários estão fechados.