Escolas municipais de Palmas são contempladas pelo Programa Mais Ciência na Escola | Prefeitura Municipal de Palmas


Escolas municipais de Palmas são contempladas pelo Programa Mais Ciência na Escola

Projeto visa criação de laboratórios tecnológicos em cinco escolas de tempo integral da Capital

Na manhã desta terça-feira, 8, na Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, no setor Santa Fé II, em Palmas, aconteceu o lançamento do Programa Mais Ciência na Escola, que visa a criação de laboratórios de tecnologia e aprendizagem em cinco escolas de tempo integral, para promover uma jornada formativa para professores e estudantes. 

O programa Mais Ciência na Escola no Tocantins está sendo implementado por meio do projeto Meu Hub é Raipe, desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a organização social Casa da Árvore, com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed). 

A iniciativa visa integrar as competências Steam, (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) nas escolas, destinado a promover o protagonismo infantil e a educação científica e digital na educação básica.

Na ocasião, a secretária municipal da Educação, Débora Guedes, ressaltou a importância da ciência e tecnologia para desenvolver a criatividade necessária à solução dos problemas da sociedade. “Precisamos aproveitar a inteligência destas novas gerações para trazer benefícios à sociedade. Estes laboratórios propiciarão as condições para este aprimoramento”, disse.

A coordenadora-geral de Educação Científica do MTCI, Cláudia Maya, lembrou que os alunos palmenses terão acesso aos equipamentos mais modernos que existem. “Vocês fazem parte de um time de milhares de estudantes no Brasil que vão viver essa experiência. Queremos que tenham acesso à tecnologia, e que possam pensar criticamente”, disse.

Vice-reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Marcelo Lineker, considera que o laboratório vem para vencer o maior desafio dos professores atualmente: “de ensinar a aprender e a criar”.

Aluísio Cavalcante, integrante da ONG Casa da Árvore, parceira na implementação do programa, destacou a necessidade de trazer a tecnologia presente no cotidiano para dentro da escola, do bairro, da cidade e da família.

Bolsas

De acordo com o coordenador do programa Mais Ciência na Escola na UFT, Daniel dos Santos, os profissionais selecionados por edital, além de participarem de formação de inovação pedagógica e tecnológica receberão uma bolsa no valor de R$ 700,00. Já os alunos escolhidos em cada unidade, vão receber bolsas no valor de R$ 200,00 durante a execução do programa.

Programa no Tocantins

As escolas beneficiadas pelo programa no Tocantins são as Escolas de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, Daniel Batista, Eurídice Ferreira de Mello, Fidêncio Bogo e Padre Josimo Tavares.

Texto: Iolete Marques

Edição: Denis Rocha



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp