Espaço Cultural de Palmas será palco de competição de declamação de poesias em Libras neste sábado, 27 | Prefeitura Municipal de Palmas


Espaço Cultural de Palmas será palco de competição de declamação de poesias em Libras neste sábado, 27

Gratuita, a atividade será conduzida na Língua Brasileira de Sinais e contará com a poetisa multiartista Catharine Moreira ministrando a oficina ‘Slam: Poesia Surda’

O Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas, recebe, neste sábado, 27, o Slam: Poesia em Libras PMW, projeto gratuito destinado à literatura e arte da comunidade surda. Apoiado pela Prefeitura de Palmas, o evento acontece das 14 às 22h30 e será todo conduzido na Língua Brasileira de Sinais (Libras) por visar a promoção do fortalecimento artístico-literário e da acessibilidade da pessoa surda.

Segundo a Fundação Cultural de Palmas (FCP), a primeira atividade será a Oficina Slam: Poesia Surda, no Centro de Criatividade da FCP, das 14 às 18 horas, voltada apenas a pessoas surdas que se inscreveram, previamente, junto à organização do evento. O conteúdo será ministrado pela poetisa multiartista surda Catharine Moreira, referência nacional nesta modalidade de competição poética por meio da qual temas, como a identidade surda e análises críticas sociais, políticas e culturais, são declamados em Libras.

Às 19 horas, terá início a competição Slam Surdo Palmas. Neste momento, além dos participantes da oficina poderem declamar suas poesias em contexto competitivo, outras pessoas que tiverem obras em Libras também poderão se inscrever na disputa. Todas as poesias declamadas em Libras durante a competição contarão com tradução simultânea em Português por intérpretes do evento, para inclusão das pessoas ouvintes presentes.

Protagonismo

Conforme explica o autor do projeto, Paulo Cézar Ferreira Guimarães, o evento, que tem o intérprete Luan Crispim de Andrade como diretor de Acessibilidade, visa amplificar a diversidade cultural no campo das artes. “Além de ser um marco na busca do protagonismo da comunidade surda, de ser uma celebração à Libras, o evento tem potencial para unir arte, impacto social e uma energia de inclusão de forma única a ser sentida tanto pelas pessoas surdas quanto pelas ouvintes presentes”, vislumbra.

O evento é apoiado pela FCP, por meio do edital Pnab nº 016/2024 e de concessão de uso de parte da estrutura da instituição. Para mais informações, basta contatar o canal oficial do Slam: poesia em Libras PMW no Instagram ou por meio do e-mail slamsurdopalmas.to@gmail.com.

Texto: Marcus Mesquita

Edição: Juliana Matos





FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp