Estudantes da Escola Maria Júlia em Palmas recebem uniformes e materiais para a prática de judô e voleibol | Prefeitura Municipal de Palmas
Estudantes da Escola Maria Júlia em Palmas recebem uniformes e materiais para a prática de judô e voleibol
Projeto Cultivar Esportes é uma parceria entre Prefeitura de Palmas e Instituto Mais Ação, com patrocínio da Motiva Aeroportos
A noite desta quinta-feira, 7 de agosto, ficará marcada na memória dos 140 estudantes da Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares Rodrigues, localizada no Jardim Aureny III, que participam do projeto Cultivar Esportes, uma iniciativa que visa beneficiar crianças e adolescentes com aulas gratuitas de judô e vôlei. Eles receberam os uniformes, kimonos, bolas, tatames, redes e demais materiais necessários para a prática esportiva.
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria da Educação (Semed), com o Instituto Mais Ação e patrocínio da Motiva Aeroportos, empresa que administra o Aeroporto de Palmas.
A solenidade contou com uma demonstração de quedas, golpes e simulação de disputa de judô. Momento bastante aplaudido pelas autoridades, mestres, pais e comunidade escolar. Simbolizando a entrega de todo o material, a estudante Isadora de Assis, do 7º ano, foi convidada à frente para receber seu kimono. “Quando falaram do projeto, eu já falei com a minha mãe. Aí ele me apoiou, disse que eu podia participar, assinou a autorização e aí eu entrei no projeto e estou gostando muito desse esporte”, destacou a estudante.
Vivian Rebeca Batista, também aluno do 7º ano, está praticando vôlei. “Antes eu olhava as pessoas jogando e tinha vontade de jogar também, mas eu não tinha nenhuma experiência. Quando vi o projeto chegando na escola fiquei muito grata a Deus e as pessoas que estão à frente desse projeto que tem sido muito gratificante não só para mim como para todos os alunos que estão participando”, frisou.
Durante a solenidade, realizada na quadra de esportes, a secretária-executiva pedagógica da Semed, Cândida Cecília, destacou a importância do esporte na escola. “O esporte para os alunos enriquece ainda mais o aprendizado, porque desenvolve a coordenação motora, o visual, a disciplina, o foco. São meninos e meninas que, além de estudar, vão desenvolver o potencial esportivo e quem sabe daqui não saem campeões? Mas mesmo que não sejam atletas no futuro, esse ensinamento contribui para que exerçam outras profissões com zelo e dedicação. Valorizem os atletas que se dispuseram a contribuir com o projeto e sigam a orientação dos seus pais, que aliás estão de parabéns por deixarem seus filhos participarem desse projeto”, destacou.
O gerente do Aeroporto de Palmas, Sílvio Nogueira, destacou o orgulho da Motiva em incentivar a prática esportiva por todo o país. “Estou orgulhoso de estar aqui, fico lisonjeado porque esse projeto traz dois pilares fundamentais: educação e esporte, que vão desenvolver cidadãos melhores. É um projeto que disponibiliza materiais de qualidade e conta com treinadores com muita capacidade técnica, aproveitem toda a vivência que eles têm e desenvolvam ao máximo o potencial de vocês”, ressaltou.
O diretor da Escola Maria Júlia, Júbio Paulo, destacou a parceria com a comunidade. “Quando cheguei aqui, falei que as portas da escola seriam abertas à comunidade. Há uma relação de diálogo, parceria e vocês têm essa escola de portas abertas para desenvolver ações como esse projeto que foi prontamente abraçado por vocês. Aqui está uma ação que vai fortalecer ainda mais o aprendizado. A mente de quem treina absorve mais conhecimento”, destacou.
A solenidade contou também com as presenças da superintendente de Gestão Escolar, Maria Antônia Almeida, do técnico especializado do Departamento de Desporto Escolar da Semed, Ricardo Antônio Costa, do presidente da Federação de Judô do Estado do Tocantins, sensei Ton Pacheco, além dos senseis Celso Galdino e Danilo Argolo e dos professores que atuam no projeto: Aécio Lima (judô) e Paulo André (vôlei).
O Projeto
Na Escola Maria Júlia, o projeto foi iniciado em fevereiro de 2025 por meio de parceria com Instituto Mais Ação e patrocínio da Motiva Aeroportos, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Ao todo são 140 estudantes do 6º ao 9º ano, que para participar, precisam manter um bom comportamento, desempenho escolar satisfatório e comprometimento com os treinos. Mesmo durante as férias, as atividades não foram interrompidas.
Os participantes recebem uniformes completos e têm acesso à formação esportiva que prevê, além de aulas, participação em amistosos, festivais e passeios culturais, proporcionando uma experiência completa de desenvolvimento.
“Um projeto social é a porta de entrada para muitos atletas, se eu sou que o sou hoje é graças ao esporte, a um projeto como esse. Fazemos um trabalho incansável de monitoramento do projeto para que vocês se desenvolvam ao máximo. E lembrem-se: Faltar não é legal, precisamos de vocês aqui na quadra e no tatame”, finalizou a representante do Instituto Mais Ação e coordenadora do projeto Cultivar Esportes, Thamara Souto.
O Instituto Mais Ação já celebrou parcerias em cidades como Londrina (PR), Navegantes (SC), Pelotas (RS), Petrolina (PE), São José dos Pinhais (PR), São Luís (MA) e Teresina (PI), totalizando 1.500 meninas e meninos entre 6 e 16 anos praticando diversas modalidades.
Texto: Vania Machado
Edição: Denis Rocha
Comentários estão fechados.